PIB europeu vai voltar ao nível pré-Covid no final de 2021, diz Leão

O ministro das Finanças disse na Cimeira da Recuperação que a economia europeia vai conseguir recuperar rapidamente nos próximos meses, alcançando o nível pré-pandemia no final deste ano.

O ministro das Finanças arrancou a Cimeira da Recuperação com um tom otimista: deu ênfase à retoma que está em andamento na União Europeia e antecipou a recuperação do nível de atividade económica pré-pandemia ainda este ano. Anteriormente, as previsões apontavam para 2022 como o ano em que a média europeia iria recuperar totalmente, com diferenças entre os Estados-membros.

A pandemia provocou uma crise económica sem paralelo na nossa história recente“, assumiu o ministro no início do seu discurso, notando que foi o “sucesso da resposta imediata à crise” por parte da União Europeia que permitiu, por exemplo, manter o mercado de trabalho europeu “relativamente estável”. O valor da taxa de desemprego subiu para níveis “muito distantes das crises anteriores”. E “o pior momento da crise já passou”, atestou.

Para João Leão agora haverá uma “recuperação rápida da economia nos próximos meses”, perspetivando que se consiga “ultrapassar na Europa os níveis pré-pandémicos no final do ano”. Esta previsão é mais otimista do que a última da Comissão Europeia, mas na próxima semana Bruxelas vai atualizar as suas estimativas, sendo expectável uma revisão em alta.

Contudo, o ainda presidente do Ecofin (Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiros), dado que Portugal termina esta quarta-feira a presidência do Conselho da UE, avisou que “isto não é suficiente”. Leão deu o exemplo da estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI): apesar da retoma, o PIB da UE continuará três pontos percentuais abaixo do nível a que estaria na ausência de pandemia.

Portugal, Eslovénia e França criam grupo de peritos para estudar próximos passos

O ministro das Finanças revelou ainda que a presidência portuguesa, em conjunto com a presidência eslovena (a que se segue) e a presidência francesa (primeiro semestre de 2022), acordou a criação de grupo de peritos de alto nível que irá dar continuidade à reflexão que arranca nesta Cimeira da Recuperação.

O grupo será criado nas próximas semanas e terá como objetivo refletir sobre como aumentar o crescimento económico no pós-crise e sobre como adaptar o modelo de governação económica na UE à nova realidade. Até ao final do ano, o grupo de peritos apresentará as suas conclusões e as propostas concreta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB europeu vai voltar ao nível pré-Covid no final de 2021, diz Leão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião