Nasce em França gigante europeu da corretagem em seguros

  • ECO Seguros
  • 6 Julho 2021

Ambição e estratégia do novo grupo europeu da corretagem de seguros são representadas pelo Ontario Teachers’ Pension Plan, investidor que terá 30% da empresa resultante da fusão.

A administração do grupo Siaci Saint-Honoré (SSH) e Christian Burrus (grupo Burrus), acionista maioritário da Diot e da LSN, assinaram um acordo de fusão para criar uma nova entidade, apresentada como “primeira corretora europeia e independente de envergadura internacional”.

Nos termos do acordo, a Charterhouse Capital (acionista principal da SSH desde 2018) cede a sua posição na estrutura da nova companhia, que será maioritariamente detida (em capital e direitos de voto) pelo duo Siaci Saint Honoré e grupo Burrus.

O novo gigante francês terá o poderoso fundo de pensões canadiano OTPP (Ontario Teachers’ Pensions Plan) como principal acionista institucional, detendo 30% do capital e a liderar um consórcio de investidores institucionais entre os quais estão o Bpifrance (banco público de investimento) e a Cathay Capital, que terão 10% e 5%, respetivamente, de participação na nova companhia com ambição (e estratégia) internacional.

Segundo anunciado em comunicado, para assegurar “independência e perenidade” no management do grupo emergente, a nova sociedade terá Pierre Donnersberg como chairman e Christian Burrus assumirá a direção-geral.

Numa altura em que a soberania económica das empresas, particularmente em França e na Europa, está a tornar-se “uma questão cada vez mais estratégica, a fusão destes dois grupos representa uma importante alternativa aos grandes corretores mundiais,” assume o management da nova sociedade.

Com a fusão prevista para concluir ainda em 2021, “o novo Grupo reforçará a sua posição em França e internacionalmente no mercado das grandes empresas, PME e muito pequenas empresas em seguros pessoais, mobilidade internacional, seguros de propriedade e responsabilidade civil, seguros marítimos e de transporte, seguros de crédito e resseguros. Será um dos 10 principais agentes globais do setor, com um volume de negócios próximo de 700 milhões de euros e quase 5 000 empregados em mais de 40 países,” detalha o comunicado.

Citado no comunicado Pierre Donnersberg afirmou: “Esta fusão irá gerar novos desafios e a implementação de planos de crescimento ambiciosos construídos sobre sinergias comerciais incríveis e complementares para servir os nossos clientes”.

Reforçando, Christian Burrus declarou: “Os valores familiares que me motivam enquanto acionista permanecem no centro deste projeto: preservam a nossa independência e garantem-na a longo prazo no interesse das nossas equipas, dos nossos clientes e dos nossos investidores”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nasce em França gigante europeu da corretagem em seguros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião