De Almourol aos Mouros. Conheça os castelos mais bonitos de Portugal

Castelo de Almourol, Castelo dos Mouros e Castelo de Silves estão entre os castelos mais bonitos de Portugal. Faça uma viagem à história da nação e conheça os castelos mais bonitos do país.

Palco de batalhas, conquistas e reinados. Passaram séculos de história, mas o legado ainda se mantém. De norte a sul, faça uma viagem à história e conheça os castelos mais emblemáticos do país, de acordo com um estudo da Civilatis.

O Castelo de Almourol, situado numa pequena ilha do Rio Tejo, é um dos monumentos mais emblemáticos da reconquista cristã. A sua história relembra a reconquista do território durante a Idade Média. De acordo com uma informação existente na entrada do Castelo, as obras de reconstrução datam de 1171.

O Castelo dos Mouros conhecido também como Castelo de Sintra encontra-se isolado no alto de um dos cumes da serra de Sintra e está entre os castelos mais bonitos de Portugal. O Castelo dos Mouros é uma fortificação fundada no século X, época da ocupação muçulmana da Península Ibérica. Em 1995, a UNESCO classificou a Paisagem Cultural de Sintra como Património Mundial da Humanidade, de acordo com o Turismo de Portugal.

Mais a Sul, está o icónico Castelo de Silves que se situa no ponto mais elevado da colina e é uma das mais notáveis obras de arquitetura militar islâmica. Conta com mais de mil anos de existência e é considerado um dos castelos mais preservados do país. Profundamente devastado por vários sismos foi objeto de obras de restauro na década de 40 do século XX.

No top dos castelos mais bonitos de Portugal está o Castelo de Óbidos. Classificado como Monumento Nacional, este Castelo foi conquistado no reinado de D. Sancho I durante a Reconquista. O castelo encontra-se documentado desde 1153.

Mais a Norte, entre os nomeados está Castelo de Guimarães e o Castelo de Santa Maria da Feira. Conhecido também como Castelo S. Mamede, e como foi em Guimarães que nasceu o rei D. Afonso Henriques, existe a expressão “Aqui Nasceu Portugal”.

Já o Castelo de Santa Maria da Feira é um dos mais notáveis monumentos militares portugueses. Ao longo da história, desempenhou várias tarefas: foi castro de ocupação romana, baluarte contra as invasões normandas, forte militar na época da Reconquista, sede de região militar, o grande centro político que levou à independência de Portugal e habitação de famílias reais e nobres.

Veja nesta galeria os dez castelos mais bonitos de Portugal:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De Almourol aos Mouros. Conheça os castelos mais bonitos de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião