Vacinação da Covid-19 na “Casa Aberta” suspensa por causa da vacina da Janssen

A task force decidiu suspender a modalidade "Casa Aberta", que permite aos maiores de 40 anos serem vacinados sem marcação, devido à suspensão de um lote de vacinas da Janssen. 

A task force decidiu suspender, com efeitos imediatos, a modalidade “Casa Aberta”, que permite aos maiores de 40 anos serem vacinados sem marcação, devido à suspensão de um lote de vacinas da Janssen, que provocou uma redução nas vacinas disponíveis.

“Tendo em conta a suspensão de um lote de vacinas da marca Janssen, conforme divulgado por nota à imprensa do Infarmed de 14 de julho, e a consequente redução na disponibilidade de vacinas, foi decidido suspender, de imediato, modalidade ‘Casa Aberta’. Esta será retomada logo que possível“, informa a task force, em comunicado.

Esta decisão ocorre depois de a autoridade do medicamento ter suspendido a administração de um lote de vacinas da Janssen, após alguns utentes terem desmaiado depois da toma desta vacina no centro de vacinação de Mafra. Na sequência desta situação e por “precaução”, o Infarmed decidiu abriu uma investigação e espera ter “o mais breve possível” novos dados que permitam “retirar as dúvidas que aqui possam existir”.

Desde quarta-feira, que a modalidade “Casa Aberta” tinha sido alargada aos maiores de 40 anos, permitindo que os utentes destas faixas etárias, que não tivessem ainda recebido qualquer dose da vacina e que não tivessem sido infetados há menos de seis meses, pudessem apresentar-se no Centro de Vacinação correspondente ao Centro de Saúde onde estão inscritos, sem marcação, para serem inoculados. Não obstante, há horários específicos para esta modalidade e podem ser consultados no site da Direção Geral de Saúde (DGS).

Segundo a task force, a modalidade “Casa Aberta” é mais um processo que “permite assegurar que todas as pessoas elegíveis são chamadas ao processo de vacinação”, numa altura que o Governo anunciou que 70% da população adulta já recebeu pelo menos uma dose da vacina.

Em Portugal, há já mais de 6,2 milhões de portugueses vacinados com pelo menos uma dose da vacina (o que representa 60% da população), dos quais mais de 4,3 milhões de cidadãos já completaram o processo de vacinação (42% da população), de acordo com o relatório divulgado pela Direção-Geral da Saúde, na terça-feira.

(Notícia atualizada às 11h48)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacinação da Covid-19 na “Casa Aberta” suspensa por causa da vacina da Janssen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião