Xiaomi supera a Apple e torna-se na segunda maior fabricante de smartphones

  • Carolina Bento
  • 16 Julho 2021

A Xiaomi ascendeu à segunda posição no ranking das fabricantes de smartphones. Captou 19% das vendas globais no segundo trimestre de 2021, superando a Apple.

A Xiaomi tornou-se, pela primeira vez, na segunda maior empresa vendedora de smartphones a nível mundial. Dados relativos ao segundo trimestre de 2021, publicados pela empresa de research Canalys (acesso livre, em inglês), revelam que a fabricante chinesa captou 17% de quota de mercados, número apenas superado pela Samsung, com 19%.

Imediatamente a seguir à Xiaomi está a Apple, em terceiro lugar no top de maiores vendedores, com 14%. Seguem-se as empresas chinesas Oppo e e Vivo, ambas com 10% das vendas.

Apesar de não estar em primeiro lugar nas vendas no segundo trimestre de 2021, a Xiaomi registou o maior crescimento de quota, depois de revelar um forte aumento das suas vendas: 83%, muito superior ao crescimento da Samsung, 15%, e o da Apple, apenas 1%.

No geral, a Canalys refere que as vendas de smartphones aumentaram 12% no segundo trimestre de 2021. Ben Stanton, gestor de pesquisa da Canalys, comenta o crescimento significativo da Xiaomi. “A Xiaomi está a expandir o seu negócio internacionalmente bastante rápido”, refere, “as vendas aumentaram mais de 300% na América Latina, 150% em África e 50% na Europa Ocidental”.

Stanton refere ainda que a empresa chinesa está ainda muito virada para a venda de produtos baratos, direcionados para o mercado de massas: “Em comparação com a Samsung e a Apple, o preço médio de venda é de cerca de 40% e 75% mais barato, respetivamente”. Assim, uma das maiores prioridades da Xiaomi para o futuro é a venda de produtos de última geração.

Contudo, o gestor admite dificuldades futuras para a Xiaomi, principalmente devido à “batalha dura” que terá de travar com a Oppo e a Vivo, dispostas a gastar mais em marketing do que o que a empresa poderia suportar. Ainda assim, Ben Stanton é claro no próximo objetivo da Xiaomi: “Destronar a Samsung e tornar-se no maior vendedor do mundo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Xiaomi supera a Apple e torna-se na segunda maior fabricante de smartphones

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião