Lucro da Navigator sobe 46% para 64 milhões de euros até junho

Papeleira viu os lucros crescerem nos primeiros seis meses do ano, sobretudo devido à "recuperação na procura por papel". Preço do papel "evidenciou novo ajustamento em alta".

A Navigator viu os lucros aumentarem mais de 46% nos primeiros seis meses do ano, totalizando cerca de 64 milhões de euros, revelou a papeleira, em comunicado enviado esta terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Este crescimento no resultado líquido deveu-se, sobretudo, a uma “recuperação na procura por papel”, o que levou a um “novo ajustamento em alta” do preço da pasta no segundo trimestre.

Entre janeiro e junho, a Navigator alcançou um resultado líquido de 64,4 milhões de euros, ou seja, acima dos 44 milhões de euros registados no mesmo semestre do ano passado, refere o documento. No mesmo período, o EBITDA (lucro antes de impostos) totalizou 150,5 milhões de euros, também acima dos 140,1 milhões de euros registados no semestre homólogo.

A margem sobre vendas de 21,1% beneficiou “da melhoria dos volumes de papel, dos preços de venda de pasta e de poupanças nos custos variáveis unitários”, diz a empresa, que destaca ainda um volume de negócios de 715 milhões de euros.

No primeiro semestre, o volume de vendas de papel totalizou 700 mil toneladas, o que representou uma subida de 17%, enquanto o volume de venda de pasta chegou às 152 mil toneladas (-21%) e de tissue em 52 mil toneladas. As vendas de papel representaram cerca de 70% do volume de negócios e as vendas de pasta 11%.

“Depois de um primeiro trimestre marcado por novas vagas de contágio de Covid-19 e períodos de confinamento na maior parte dos mercados chave do grupo, os últimos três meses registaram uma reabertura progressiva das economias e uma recuperação na procura de papel. Na sequência da forte recuperação verificada ao nível do preço da pasta, o preço do papel evidenciou novo ajustamento em alta no segundo trimestre”, refere a Navigator.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da Navigator sobe 46% para 64 milhões de euros até junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião