“É preferível” utilizar certificado digital “do que encerrar atividades”, diz Siza Vieira

Siza Vieira diz "é provável" que o certificado digital ou teste negativo à Covid seja utlizado em alguns setores "durante algumas semanas" e defende que é "preferível isso do que encerrar atividades".

O ministro de Estado e da Economia aponta que Portugal está “numa fase diferente”, pelo que considera que o país está em condições de “utilizar técnicas diferentes” na gestão da pandemia. Nesse sentido, Pedro Siza Vieira defende que é “preferível” utilizar mecanismos com o certificado digital e o teste negativo à Covid do que “encerrar atividades”.

Com mais de metade da população portuguesa com a vacinação completa contra a Covid-19, o ministro da Economia aponta que o país está em condições de “utilizar técnicas diferentes de gestão do risco de contágio e, sobretudo do risco, de doença grave”, por forma a “recuperar mais rapidamente a economia”.

Apesar de não querer “antecipar nenhuma decisão” do Conselho de Ministro, que irá definir as medidas a aplicar a partir de agosto, Siza Vieira afirma que “é provável que tenhamos a utilização” do certificado digital ou teste negativo à Covid “durante algumas semanas”.julgo que é sempre preferível isso do que encerrar atividades. É isso que temos que evitar”, argumentou, em declarações transmitidas pela RTP3, em Vila Real.

Nesse sentido, o governante abre a porta ao alargamento destas exigências no setor da restauração para outros municípios, e tal como sugerido pelo peritos na última reunião do Infarmed, que apelaram a um alargamento do certificado digital a vários setores. “Faz-me sentido que isso possa ser alargado a outros municípios, a outras regiões do país e assim facilitar a vida não apenas aos utentes mas também aos restaurantes”, disse.

O ministro da Economia considera ainda ser necessário um horizonte para a normalização da economia. “Precisamos de prosseguir este caminho e é isso que nos vai conseguir recuperar mais rapidamente a economia” concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“É preferível” utilizar certificado digital “do que encerrar atividades”, diz Siza Vieira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião