Vacinados vão poder escapar às restrições da “lista âmbar” britânica

Cidadãos europeus com certificado digital vão poder evitar a quarentena à chegada ao Reino Unido, ao abrigo de uma medida que vai ser discutida pelo Governo britânico esta quarta-feira.

Pessoas vacinadas contra a Covid-19 que viagem a partir dos EUA ou da União Europeia vão poder evitar a quarentena caso venham de um país da chamada “lista âmbar” britânica, onde também está Portugal.

Espera-se que a medida seja anunciada esta quarta-feira, mas ainda não está decidido se se aplica só a Inglaterra ou a todo o Reino Unido, avança o The Guardian. A informação ainda não é final e o jornal avisa que pode ser alvo de alterações.

Ao abrigo desta medida, que pode entrar em vigor em agosto, os cidadãos norte-americanos com cartão que prove a vacinação ou os cidadãos europeus com o certificado digital vão poder escapar às restrições previstas para os países de origem que pertençam à chamada “lista âmbar”, desde que tenham recebido uma vacina que tenha sido aprovada pelas autoridades britânicas.

Além disso, cidadãos britânicos ou norte-americanos, vacinados nos EUA, vão poder evitar a quarentena à chegada ao Reino Unido, desde que testem negativo ao coronavírus antes e depois da viagem.

Atualmente, os cidadãos que se desloquem para o Reino Unido a partir de um país da “lista âmbar” são obrigados a cumprir uma quarentena de 10 dias, por causa do coronavírus. Em alguns casos, o isolamento pode ser reduzido para metade.

Existe ainda um “passe Covid” atribuído aos cidadãos vacinados pelo serviço público de saúde do Reino Unido (NHS), que lhes permite evitar a quarentena no regresso a partir de um país na referida lista.

A confirmar-se, a decisão representará um alívio significativo das restrições às viagens internacionais, que pode beneficiar milhões de pessoas, privadas há meses de se reunirem com família e amigos que vivam no Reino Unido. Mas têm ainda a ganhar as companhias aéreas e empresas de turismo, que estão entre as mais castigadas pela pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacinados vão poder escapar às restrições da “lista âmbar” britânica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião