Alemanha produz uma em cada quatro cervejas com álcool da UE

  • ECO
  • 5 Agosto 2021

Na UE produz-se cerca de 74 litros de cerveja por habitante. Alemanha é o maior produtor e a Holanda o maior exportador.

Tal como os gelados, também a produção de cerveja na União Europeia sofreu com os efeitos da pandemia. O ano passado foram produzidos 32 mil milhões de litros de cerveja com álcool, o que representa uma quebra de 8% face ao ano anterior.

Na UE produz-se cerca de 74 litros por habitante. Mas é na Alemanha que este valor ganha mais expressão já que é responsável pela produção de 24% de toda a UE (7,7 mil milhões de litros). Ou seja, uma em cada quatro cervejas com álcool produzidas na UE tem origem na Alemanha, revelam os dados do Eurostat publicados no dia internacional da cerveja.

Este ranking é composto pela Polónia, com 3,8 mil milhões de litros (12% do total); Espanha (3,3 mil milhões de litros que correspondem a 10%), Holanda (2,5 mil milhões, ou seja, 8%), França (2,1 mil milhões de litros ou 7%), Chechénia e Roménia.

Mas se a comparação for feita com o ano anterior, a Eslováquia destaca-se por ter conseguido aumentar a sua produção em 25%. Também a Grécia, Lituânia e França revistaram aumentos de produção, mas na casa dos 3%. No extremo oposto está a Itália onde a produção caiu quase para metade (-46%). Mas países como a Croácia (-29%), Espanha (-14%) e Hungria (-13%) também tiveram grandes quebras.

Portugal está entre os países que também registaram quebras na produção (-5,7%). Em 2020, foram produzidos 696 milhões de litros de cerveja com álcool, uma descida face aos 739 milhões de litros do ano anterior.

Já quando a análise é feita em termos de exportação, é a Holanda que ocupa o lugar de topo do pódio ao vender 1,9 mil milhões de litros de cerveja com álcool o ano passado, ou seja, 21% de todas as vendas para dentro e fora da União. De sublinhar que os Estados Unidos são o principal destino das exportações europeias (895 milhões de litros) seguido de muito perto pelo Reino Unido (881 milhões de litros). Por outro lado, os maiores importadores são França e Alemanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha produz uma em cada quatro cervejas com álcool da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião