31 Câmaras são lideradas pelo mesmo partido desde 1976

  • ECO
  • 9 Agosto 2021

Em 11 autarquias o líder foi sempre social-democrata, o mesmo número verifica-se com socialistas e em nove municípios os presidentes da Câmara foram sempre do PCP.

Em 31 autarquias, a cor política foi sempre a mesma: estas câmaras são geridas pelo mesmo partido desde 1976, conta o Diário de Notícias (acesso pago). Acontece com líderes social-democratas em 11 autarquias, o mesmo número com socialistas e em nove municípios os presidentes foram sempre comunistas.

Confrontado com este fenómeno, José Silvano, secretário-geral do PSD, defende que “se cria um efeito psicológico de perda” na oposição, nestes municípios, que acaba por desgastar. Nestes locais, “não se fazem grandes apostas, concorrer para perder não atrai candidatos que podiam ser mais fortes”, defende.

Quanto a uma fidelização nestes concelhos, ou seja, quando o voto é no mesmo partido tanto nas autárquicas e nas legislativas, essa existe apenas em duas das nove câmaras históricas do PCP. Já no PS, o movimento ocorre em quatro câmaras em onze, enquanto no PSD a fidelização é maior, e oito concelhos em 11 preferem o partido em ambas as eleições.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

31 Câmaras são lideradas pelo mesmo partido desde 1976

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião