Portugal teve o segundo maior recuo na produção industrial na Europa

  • Lusa
  • 12 Agosto 2021

Produção industrial na Europa teve subida homóloga de 10% em junho. Os maiores crescimentos registaram-se setores dos bens de consumo duráveis e de bens intermédios.

A produção industrial na Europa registou um aumento em torno dos 10% em junho, face ao mesmo mês de 2020, mas um ligeiro recuo na comparação em cadeia, relativamente a maio, revelam os dados desta quinta-feira do Eurostat. Face ao mês anterior Portugal registou em junho o segundo maior recuo na produção industrial entre os Estados-membros.

De acordo com o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), na comparação com junho do ano passado, a produção industrial subiu 9,7% na zona euro e 10,5% no conjunto dos 27 Estados-membros.

Evolução da produção industrial de fevereiro de 2015 a junho de 2021.Eurostat 12 Agosto, 2021

Já face ao mês anterior, a produção industrial teve ligeiros recuos, tanto no espaço da moeda única, de 0,3%, como no conjunto da UE, de 0,2%, aponta o Eurostat.

Na comparação homóloga, os maiores aumentos foram registados nos setores dos bens de consumo duráveis (15,7% na zona euro e 16,4% na UE) e bens intermédios (15,7% no espaço da moeda única e 16,1% em toda a União).

Já na comparação em cadeia, o maior recuo foi observado nos bens de investimento, com quedas de 1,5% na zona euro e de 1,2% no conjunto da União a 27.

Produção industrial em junho de 2021, em comparação com período homólogo de 2020, por estado-membro da União Europeia, com indicação da média comunitária.Eurostat 12 Agosto, 2021

Ainda na comparação com maio, Portugal registou em junho o segundo maior recuo na produção industrial entre os Estados-membros para os quais há dados disponíveis, com uma queda de 2,6%, apenas superada pela da Irlanda, de 4,4%.

No entanto, na comparação com junho de 2020, Portugal registou um aumento da produção industrial de 10%, colocando-se precisamente entre a média da zona euro e da UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal teve o segundo maior recuo na produção industrial na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião