Portugal entre os países que mais exportou na Zona Euro

  • Lusa e ECO
  • 13 Agosto 2021

As exportações da Zona Euro dispararam em junho deste ano com Portugal a registar um desempenho positivo e a ficar entre os países que mais cresceram.

A zona euro registou em junho um excedente de 18,1 mil milhões de euros no comércio de mercadorias com o resto do mundo, face aos 20 mil milhões no período homólogo, segundo dados publicados esta sexta-feira pelo Eurostat. Portugal está entre os países que mais venderam ao exterior, com um aumento de quase 30%.

Segundo as primeiras estimativas do gabinete oficial de estatísticas da UE, em junho passado as exportações de bens da zona euro para o resto do mundo atingiram os 209,9 mil milhões de euros em junho, uma subida de 23,8% face a junho de 2020 (169,6 mil milhões de euros), “um mês afetado pelas medidas introduzidas pelos Estados-membros para lutar contra a Covid-19”.

Em junho de 2021, em comparação com junho de 2020, todos os Estados membros registaram um grande aumento das exportações extracomunitárias. Os maiores aumentos foram registados em Malta (+65,4%), Grécia (+47,3%) e Chipre (+45,7%). Já Portugal foi o sétimo país nesta lista, com um aumento de quase 30% das exportações para fora da União Europeia em junho.

No entanto, as importações desde o resto do mundo também registaram um forte aumento, até maior, de 28,2%, crescendo de 149,6 mil milhões em junho do ano passado para 191,8 mil milhões em junho deste ano, pelo que o excedente comercial da zona euro fixou-se nos 18,1 mil milhões, ainda assim aquém do valor registado um ano antes (20 mil milhões).

No conjunto da União Europeia, as primeiras estimativas do Eurostat apontam para um excedente comercial do comércio externo de bens com o resto do mundo de 14,8 mil milhões de euros, sendo que em junho de 2020 tinha atingido, tal como o espaço da moeda única, os 20 mil milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal entre os países que mais exportou na Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião