Nas notícias lá fora: vacinas, eleições antecipadas e catástrofes naturais
Os Estados Unidos aprovaram uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 para imunodeprimidos. Pela UE, Bruxelas negoceia uma possível compra centralizada da vacina da espanhola Hipra.
A necessidade de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 tem estado em discussão nos últimos tempos, e os Estados Unidos decidiram autorizar este reforço para os imunodeprimidos. O conjunto destas vacinas que estão a ser administradas na União Europeia poderá aumentar, sendo que Bruxelas está em negociações com a espanhola Hipra, para uma eventual compra centralizada da vacina. Já pelo Canadá, o primeiro-ministro prepara-se para convocar eleições antecipadas. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.
The New York Times
EUA autoriza terceira dose de vacinas a imunodeprimidos
A Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) autorizou a administração de uma terceira dose de vacinas Pfizer e Moderna contra a Covid-19 a imunodeprimidos. Segundo o regulador, trata-se de um “pequeno grupo” de pessoas, constituído por recetores de transplantes de órgãos ou “aqueles diagnosticados com condições que são considerados como tendo um nível equivalente”. A FDA alterou assim as aprovações de emergência para estas duas vacinas, que ainda não estão formalmente aprovadas, embora estejam em uso desde dezembro de 2020, de modo a que esta terceira dose possa ser administrada.
Leia a notícia completa no The New York Times (acesso pago, conteúdo em inglês)
Cinco Días
Hipra negocia com Bruxelas a compra centralizada da vacina espanhola para toda a UE
A vacina da Hipra contra a Covid-19, a primeira espanhola a chegar aos ensaios clínicos, está já a ser negociada com a Comissão Europeia, para uma compra centralizada para toda a União Europeia. Nas conversações com Bruxelas, foi iniciado o processo de apresentação do projeto e da empresa, sendo que a Comissão vai agora “solicitar informações à medida que os ensaios clínicos progridem”, adianta um responsável da Hipra. Para além disso, também “questionam sobre a capacidade industrial e de distribuição e se garantimos o abastecimento”, acrescenta.
Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)
Reuters
Problemas bancários põem em risco estabilidade italiana
O banco mais antigo do mundo, Monte dei Paschi di Siena, está a pôr em risco da estabilidade financeira de Itália. Vender o banco é uma possibilidade, positiva para a reestruturação do setor bancário italiano, que perdeu 250 biliões de euros em empréstimos nos últimos cinco anos. Este verão, o Governo liderado por Mario Draghi, pensou ter encontrado uma solução: a união com o UniCredit, sediado em Milão. Mas os partidos que fazem parte da União Nacional estão a protestar contra a perda de empregos que esta fusão pode provocar.
Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)
Financial Times
Condições climáticas extremas levam a perdas de 40 mil milhões de dólares nas seguradoras
Eventos climáticos extremos, como incêndios florestais, tempestades de inverno nos EUA e tornados na Europa, tiveram um impacto estimado de 40 mil milhões de dólares para as seguradoras globais no primeiro semestre de 2021, naquele que foi o pior arranque do ano para seguros contra catástrofes naturais numa década. As condições meteorológicas extremas causadas pelas mudanças climáticas e o rápido desenvolvimento urbano em áreas propensas a desastres causaram “perdas cada vez maiores por catástrofes naturais”, apontou o grupo de seguros Swiss Re.
Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)
CTV News
Trudeau vai convocar eleições antecipadas para 20 de setembro
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, prepara-se para convocar eleições antecipadas para 20 de setembro e pode fazer o anúncio oficial no domingo. As últimas eleições gerais no Canadá decorreram em outubro de 2019 e foram conquistadas pelo Partido Liberal, liderado por Justin Trudeau, que está no seu segundo mandato, sem maioria. Os liberais detêm 155 dos 338 lugares na Câmara Baixa do parlamento canadiano, enquanto o Partido Conservador (PC) tem 119, o Bloco do Quebeque (BQ) 32, o Novo Partido Democrático (NPD) 24 e o Partido Verde dois. Há ainda cindo deputados independentes e um lugar vago. Nos últimos meses, o Governo de Trudeau sobreviveu a várias moções de censura, graças ao apoio do NPD.
Leia a notícia completa na CTV News (acesso livre, conteúdo em inglês)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nas notícias lá fora: vacinas, eleições antecipadas e catástrofes naturais
{{ noCommentsLabel }}