Mais pessoas em restaurantes e transportes sem limite de lotação. Isto é tudo o que muda a 23 de agosto nas regras da pandemia

Mais pessoas por grupo no interior dos restaurantes, um aumento da lotação dos espetáculos culturais, casamentos e batizados, e transportes públicos sem limite de lotação. Saiba o que muda no dia 23.

Mais de 70% da população portuguesa já tem a vacinação completa contra a Covid-19, fasquia superada mais cedo do que o previsto. Face a esta evolução, o Governo decidiu antecipar para 23 de agosto a “fase 2” do novo plano de desconfinamento, que já tem em conta o critério das vacinas:

  • Restaurantes, cafés e pastelarias passam a poder receber oito pessoas por grupo no seu interior e 15 pessoas por grupo nas esplanadas;
  • Espetáculos culturais passam a ter um limite mais elevado de 75% da lotação;
  • Casamentos e batizados passam a 75% da lotação;
  • Transportes públicos deixam de ter limites de lotação, incluindo táxis e “Ubers”;
  • A partir de 1 de setembro, os serviços públicos passam a atender cidadãos sem marcação prévia.

Apesar do alívio das restrições, mantêm-se as medidas de caráter geral, como os horários limitados até às duas da manhã e a apresentação de certificado digital ou teste negativo em diversas situações.

É o caso das viagens aéreas ou marítimas, acesso a unidades de alojamento e hotéis, interior dos restaurantes ao fim de semana e feriados, ginásios para aulas de grupo, termas e spas e casinos e bingos, casamentos e batizados com mais de dez pessoas e eventos ao ar livre com mais de 1.000 pessoas ou em locais fechados com mais de 500 pessoas.

Quando o país atingir os 85% de população com a vacinação completa, os restaurantes, cafés e pastelarias deixam de ter limites à sua lotação, assim como os espetáculos culturais. Será também o momento da reabertura normal dos bares e discotecas, mediante apresentação de certificado digital.

Veja o que muda a partir de 23 de agosto:

Nota: Clique aqui para ver o documento se está a aceder através da app do ECO.

(Notícia atualizada pela última vez às 16h11)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais pessoas em restaurantes e transportes sem limite de lotação. Isto é tudo o que muda a 23 de agosto nas regras da pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião