“Casa Aberta” alargada a maiores de 12 anos

Adolescentes com 12 anos e idades superiores já podem receber a primeira dose da vacina sem agendamento. Há horários específicos a ter em atenção para usufruir da modalidade "Casa Aberta".

Os cidadãos com idade igual ou superior a 12 anos já podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 sem marcação prévia, através da modalidade “Casa Aberta”, anunciaram as autoridades esta segunda-feira.

“Se tem mais de 12 anos e ainda não foi vacinado, pode tomar a primeira dose da vacina, sem agendamento, no centro de vacinação correspondente ao seu centro de saúde“, anunciou o Serviço Nacional de Saúde, no Twitter. A “Casa Aberta” está disponível apenas para os cidadãos que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses e funciona em horários específicos, que podem ser consultados online.

Para usufruir do sistema de senha digital da modalidade “Casa Aberta”, é preciso tirar uma senha no dia em que se pretende ser vacinado, sendo para isso aconselhável a consulta do portal da afluência de modo a verificar se o centro de vacinação pretendido tem o “semáforo verde” (que indica que o período de espera não é superior a 30 minutos). Depois de preenchido o formulário de requerimento da senha, receberá o respetivo número e horário previsto.

As autoridades alertam que a toma da segunda dose da vacina contra a Covid-19 “será sempre no mesmo local da primeira dose“.

Portugal atingiu, na semana passada, a meta de ter 70% da população residente com a vacinação completa contra a Covid-19. Tal marco levou a uma antecipação da fase de desconfinamento prevista para setembro. A task force estima agora que será possível ter 85% dos portugueses com a vacinação completa em meados de setembro, o que poderá levar a uma antecipação também da próxima fase de levantamento das restrições.

(Notícia atualizada às 16h18)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Casa Aberta” alargada a maiores de 12 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião