Proteção Civil envia alerta por SMS com apelo direto à vacinação contra a Covid-19

A Proteção Civil enviou uma SMS aos portugueses, apelando à vacinação contra a Covid-19. É o primeiro apelo direto deste tipo: "Se ainda não foi vacinado, vacine-se."

A Proteção Civil está a enviar mensagens aos cidadãos apelando à vacinação contra a Covid-19. “Se ainda não foi vacinado, vacine-se. Para a proteção de todos”, lê-se na comunicação enviada esta segunda-feira.

A mensagem chega aos telemóveis dos portugueses no dia em que entra em vigor a “fase 2” do plano de desconfinamento, agora sujeito ao avanço da vacinação no país. Na quinta-feira, a ministra Mariana Vieira da Silva assumiu como possível a antecipação também da “fase 3” — quando 85% da população estiver vacinada –, mas notou que, à medida que o processo avança, torna-se mais difícil de acelerar o ritmo das inoculações.

Captura de ecrã da SMS da Proteção Civil

Não é a primeira vez que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) envia SMS à população acerca da pandemia. A 26 de dezembro de 2020, a entidade enviou um alerta a dar conta do arranque da vacinação contra a Covid-19 em Portugal: “Vacinação começa amanhã. Vacina facultativa, mas recomendada e gratuita. Aguarde contacto do SNS”, lia-se na SMS.

Nos últimos meses, a ANEPC também tem recorrido ao sistema de alertas à população para fazer outros avisos acerca da pandemia. Entre eles estiveram alertas sobre as medidas do estado de emergência e dos confinamentos, mas também recomendações genéricas, tais como “use máscara, mantenha a distância, areje espaços”.

Até à chegada da pandemia, o sistema de alertas via SMS da ANEPC era mais usado para envio de alertas acerca do risco de incêndio ou de desastres naturais, como as tempestades. A 20 de fevereiro deste ano, os portugueses na região de Lisboa receberam alerta para a ocorrência de “chuva forte e persistente”.

A SMS enviada esta segunda-feira é, ainda assim, a primeira em que a Proteção Civil apela diretamente à vacinação dos portugueses, apesar de a vacina não ser obrigatória, mas altamente recomendada pelas autoridades de saúde em todo o mundo.

Contrasta com outra SMS que muitos portugueses já receberam ou ainda estão à espera: a mensagem do Serviço Nacional de Saúde a tentar agendar a toma da vacina.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Proteção Civil envia alerta por SMS com apelo direto à vacinação contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião