19% dos jovens até aos 17 já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Relatório da vacinação revela que 72%% da população portuguesa já completou a vacinação contra a Covid-19. 19% dos menores de 17 já recebeu a primeira dose da vacina.

Mais de sete milhões de portugueses já têm a vacinação completa contra a Covid-19, o que corresponde a 72% da população portuguesa, indica o mais recente relatório de vacinação da DGS. A percentagem de pessoas com uma dose é mais elevada, numa altura em que se começou a vacinar os mais novos. 19% das crianças e jovens até aos 17 anos já recebeu, pelo menos, uma dose de uma vacina contra o coronavírus, o que equivale a mais de 300 mil menores.

A vacinação contra a Covid-19 de crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos começou no sábado passado, no primeiro de dois fins de semana dedicados a esta faixa etária. No sábado passado, 118 mil jovens entre os 12 e 15 anos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Um número que “superou muito as expectativas”.

No próximo fim de semana, 28 e 29 de agosto, continua a vacinação dedicada a esta faixa etária. O vice-almirante Gouveia e Melo disse que o plano é vacinar todos estes jovens, com as duas doses, até 19 de setembro.

Na faixa etária entre os 18 e 24 anos, já 73% das pessoas têm a vacinação completa, o que corresponde a mais de meio milhão de pessoas, sendo que 39% já tem a vacinação completa.

A grande maioria (87%) das pessoas entre os 25 e os 49 anos já receberam pelo menos uma dose da vacina, o que corresponde quase a 3 milhões de pessoas. 74% das pessoas dessa faixa etária têm o esquema de vacinação completo.

No que respeita à vacinação global, o relatório da DGS aponta para 80% com pelo menos uma dose, sendo que o vice-almirante Gouveia e Melo revela que o total de pessoas com pelo menos uma dose já vai em 81,6%, prevendo que Portugal vá atingir os 85% da população com a primeira dose na próxima semana. Na próxima semana “atingiremos, com a ajuda dos últimos portugueses que têm de vir à vacinação, 85% a 86% de vacinação [da primeira dose]“, adiantou Gouveia e Melo.

Os 85% com as duas doses deverão ser alcançados depois, na terceira ou quarta semana de setembro, abrindo a porta à última fase de desconfinamento. Portugal passou recentemente a fasquia dos 70% com o esquema vacinal completo, o que permitiu antecipar para 23 de agosto a segunda fase do desconfinamento que estava prevista apenas para o início de setembro.

Norte à frente na vacinação

Por distribuição geográfica, a vacinação conhece neste momento uma situação de relativa homogeneidade em todo o território nacional, com as taxas de pessoas com pelo menos uma vacina a variarem entre os 83% no Norte e Alentejo, 81% no Centro, 78% em Lisboa e Vale do Tejo. Nos Açores e Madeira a percentagem situa-se nos 75% e 77%, respetivamente.

Quando se analisa a taxa de vacinação completa, Lisboa e Vale do Tejo (66%), Açores (66%) e Madeira (69%) apresentam a taxa mais baixa. Já a taxa mais elevada é no Centro e Alentejo, ambas com 70%.

A vacinação em Portugal arrancou no dia 27 de dezembro. Desde então, Portugal já recebeu mais de 16,6 milhões de vacinas, tendo distribuído mais de 14,9 milhões.

Relatório de vacinação:

(Notícia atualizada às 12h51 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

19% dos jovens até aos 17 já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião