Levantamentos no Multibanco com queda histórica em ano de pandemia

Desde 2007 que os portugueses não levantavam tão pouco dinheiro no Multibanco. Pandemia travou uso de numerário nas compras, privilegiando-se os cartões e o homebanking.

A pandemia fechou as pessoas em casa durante largos meses de 2020. Muitos negócios tiveram de fechar portas. O consumo abrandou fortemente. Dados do Banco de Portugal ajudam a perceber a magnitude da retração das famílias: os levantamentos de dinheiro na rede Multibanco registaram uma queda histórica no ano passado, recuando para mínimos de 2007.

Os portugueses levantaram pouco mais de 25,2 mil milhões de euros nas caixas automáticas da SIBS, que pertence aos principais bancos nacionais, de acordo com os dados divulgados pelo supervisor bancário. Desde 2007 que os portugueses não levantavam tão pouco dinheiro no Multibanco. Em relação a 2019, o montante levantado registou uma quebra inédita de 12,5%.

Fonte: Banco de Portugal

Desde o início do milénio, que é quando começa o reporte estatístico do Banco de Portugal, que o recurso às caixas automáticas vem em crescendo, com a exceção dos anos da crise da dívida, em 2011 e 2012, quando os levantamentos contraíram 1,5% e 2,3%, respetivamente. O que ajuda a perceber que esta crise teve um impacto muito mais brutal nos negócios do que a anterior crise, mas não só.

Com o vírus à solta, a recomendação das autoridades foi de privilegiar os pagamentos das compras físicas recorrendo ao cartão bancário, para evitar a circulação de notas e moedas de mãos para mãos.

Além disso, o digital vem conquistado cada vez mais terreno nas operações bancárias. Por exemplo, os pagamentos no homebanking estabilizaram no ano passado nos 18,7 mil milhões de euros, com o número de operações a crescer quase 25%, ainda que a pandemia tenha afetado grande parte da economia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Levantamentos no Multibanco com queda histórica em ano de pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião