Portugueses entre os europeus que menos viram “streaming” em 2020

  • Joana Abrantes Gomes
  • 26 Agosto 2021

No ano da chegada da pandemia, 66% dos portugueses entre 16 e 74 anos assistiram a televisão ou vídeos (incluindo filmes e séries) via "streaming", o que fica aquém da média de 74% da União Europeia.

Os portugueses estão entre os cidadãos europeus que viram menos streaming no ano da chegada da pandemia, apesar de o confinamento ter puxado por este tipo de entretenimento.

A conclusão é de um inquérito do Eurostat, que apurou que 66% da população portuguesa entre 16 e 74 anos usou a internet para ver conteúdos desta forma nos três meses anteriores ao inquérito.

Portugal é, deste modo, o quinto país da União Europeia (UE) em que menos população assistiu a televisão ou vídeos através de serviços de streaming em 2020. Compara desfavoravelmente com a média de 74% da UE.

Portugueses abaixo da média da UE no streaming:

Fonte: Eurostat

Do streaming para os videojogos, o estudo do Eurostat concluiu que 38% dos portugueses na mesma faixa etária alargada usaram a internet para jogar ou fazer download de jogos no ano passado, uma percentagem que deixa Portugal no 8.º lugar da tabela entre os 27 Estados-membros e acima da média de 34% da UE. Ambos os rankings são liderados pelos Países Baixos.

Serviços como Netflix, HBO ou Disney+ foram mais vistos na Holanda e no Chipre (95%), seguindo-se a Finlândia e Malta, ambos com 93%. Os níveis de assistência mais baixos na UE foram registados na Roménia (37%) e na Bulgária (44%).

No caso dos jogos, a Holanda superou os restantes países do bloco comunitário em 2020, com 56% da população envolvida neste tipo de entretenimento, seguindo-se Malta e Dinamarca, com 47%. As percentagens mais baixas voltam a pertencer à Bulgária, com 16%, e também à Polónia (19%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses entre os europeus que menos viram “streaming” em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião