DBRS mantém rating de Portugal em “BBB high”

Agência canadiana não fez qualquer alteração à notação da dívida portuguesa. Reiterou o rating de “BBB high”, mantendo a perspetiva em "estável".

A DBRS manteve a notação da dívida portuguesa. A agência canadiana continua a atribuir uma classificação de “BBB high” à Republica, três níveis acima de “lixo”, acreditando numa recuperação da economia no pós-pandemia, beneficiando tanto das vacinas contra a Covid-19 como do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Na primeira de uma nova vaga de revisões do rating, Portugal passou. A DBRS, conhecida por ser a mais “amiga” de Portugal, sinalizou que continua a confiar no país, isto apesar do forte impacto da crise pandémica.

O rating não mexeu tendo em conta as “perspetiva de crescimento, que melhoraram”. E com o “processo de vacinação contra a Covid-19 a acelerar em Portugal e na Europa, a economia deverá recuperar na segunda metade do ano”, refere a agência, que manteve a perspetiva em “estável”.

“O processo de vacinação, a melhoria das condições sanitárias e o alívio das restrições permitiram uma recuperação de 4,9% no segundo trimestre de 2021. Estas condições e os fundos europeus [do PRR] poderão acelerar a recuperação”, nota a agência. A Comissão Europeia prevê um crescimento de 3,9% em 2021 e de 5,1% em 2022.

Ainda assim, alerta que o principal risco para a economia portuguesa está na procura externa, apontando para o turismo que continua a ser penalizado pela Covid-19. Mantém-se abaixo de 2019, o que pesa na economia nacional.

A DBRS olha também para o défice, que disparou em 2020. “Apesar das medidas adotadas este ano [para responder à pandemia], o défice deverá encolher para 4,5% do PIB este ano e cair para 2,2% em 2023″. E alerta para a importância de haver uma consolidação das contas publicas tendo em conta os desafios demográficos que o pais enfrenta.

No que toca à dívida, a DBRS prevê que o rácio venha a retomar a tendência de queda registada antes da pandemia. Prevê que encolha “em cinco pontos percentuais em 2021 e outro tanto em 2022. O Governo prevê que o rácio caia para 114,3% até 2025”.

Relativamente à banca, e quando se aproxima o fim das moratórias, a agência nota os progressos que o setor tem demonstrado, nomeadamente no que toca à redução do malparado. No entanto, “estas melhorias podem ser revertidas caso a crise pandémica afete a solvência das famílias e empresas”, impossibilitando-as de retomar os pagamentos dos créditos em mora.

“Apesar de a recuperação económica ajudar a mitigar [o aumento do malparado], prevemos que a deterioração da qualidade dos ativos pese na avaliação que a DBRS” faz relativamente ao setor.

(Notícia atualizada às 21h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DBRS mantém rating de Portugal em “BBB high”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião