Sonae fecha venda de 50% da Maxmat por 68 milhões

Retalhista alienou metade do capital da Maxmat à Cimentos Estrada Pedra. Negócio vai gerar mais-valia de 42 milhões de euros, acima do previsto inicialmente.

A Sonae fechou a venda de 50% do capital da Maxmat à Cimentos Estrada Pedra por 68 milhões de euros, numa operação que vai gerar uma mais-valia de 42 milhões de euros para a retalhista nacional, refere um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“A Sonae anuncia que a sua subsidiária Sonae MC concluiu a alienação de 50% do capital social da Modelo – Distribuição de Materiais de Construção (Maxmat) à Cimentos Estrada Pedra, uma entidade integralmente detida pela Buildings Materials Europe (Groupe BME)”, que já controla os restantes 50% da empresa, lê-se no documento publicado esta quarta-feira.

Esta venda, refere a Sonae, “irá gerar uma mais-valia de aproximadamente 42 milhões de euros nas contas consolidadas da Sonae“, acima dos 40 milhões de euros previstos inicialmente, tal como anunciou a empresa a 27 de maio. O negócio já recebeu “luz verde” da Autoridade da Concorrência.

Em maio, a Sonae afirmou que esta operação “permitirá à Sonae MC fortalecer o seu balanço e continuar a gerir ativamente o seu portfólio, capitalizando numa atrativa transação para criar valor para o seu acionista”.

A Maxmat é uma retalhista hard-discount no mercado de bricolage, construção, banho e jardim, que opera uma rede de 30 lojas, apoiada por mais de 500 colaboradores e que registou um volume de negócios de 116 milhões de euros no ano passado.

(Notícia atualizada às 17h24 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae fecha venda de 50% da Maxmat por 68 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião