Social-democratas alemães piscam o olho aos Verdes para formar Governo

  • ECO
  • 5 Setembro 2021

Os alemães vão às urnas a 26 de setembro para decidir quem irá liderar o próximo Governo. Com os social-democratas (SPD) à frente nas sondagens, Scholz pista o olho aos Verdes para uma coligação.

O candidato dos social-democratas (SPD) a chanceler alemão, Olaf Scholz, afirmou este domingo que quer governar com os Verdes. O SPD lidera neste momento as intenções de voto das eleições federais marcadas para 26 de setembro com 25%, sendo que os Verdes liderados por Annalena Baerbock surgem em terceiro lugar com 17%. Os democratas cristãos (CDU), a quem Angela Merkel garantiu 16 anos contínuos de governação, estão com 21% dos votos.

Eu gostaria de governar em conjunto com os Verdes“, disse Scholz, atual ministro das Finanças, ao jornal berlinense Tagesspiegel, citado pelo Politico, notando que, apesar de terem “diferenças objetivas”, os dois partidos partilham prioridades em áreas específicas. Entre esses temas está o aumento do salário mínimo nacional para 12 euros por hora, apostar nas energias renováveis e transformar a economia alemã num “hotspot” para o desenvolvimento de carros elétricos.

Tendo em conta os resultados atuais da “sondagem das sondagens” criada pelo jornal europeu, os social-democratas irão precisar de um terceiro partido para alcançar uma maioria parlamentar no Bundestag. Para formar um Governo, o SPD e os Verdes precisarão dos liberais (FDP) alemães, que conseguem 12% das intenções de voto, ou do partido de esquerda mais radical, Die Linke, que tem o apoio de 7% do eleitorado alemão. Contudo, dado que Scholz já disse que qualquer acordo de Governo teria de incluir o compromisso com a NATO, não é previsível que o Die Linke apoie.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Social-democratas alemães piscam o olho aos Verdes para formar Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião