Biden exige vacinação contra a Covid a todos os funcionários federais

O presidente dos EUA prepara-se para exigir a todos os funcionários federais que sejam vacinados contra a Covid. E quer obrigar as empresas com mais de 100 trabalhadores a vacinar ou testes semanais.

O presidente dos Estados Unidos da América prepara-se para exigir a todos os funcionários federais, e fornecedores do governo, que sejam vacinados contra a Covid, avança a Reuters (acesso livre conteúdo em inglês). Joe Biden exige, ainda, vacina ou testes semanais a empresas com mais de 100 trabalhadores.

Joe Biden assinou esta quinta-feira uma ordem executiva que se aplica a milhões de funcionários que trabalham para o governo dos EUA, numa altura em que os casos de infeção por Covid-19 têm vindo a aumentar do outro lado do Atlântico, segundo revelou uma fonte familiarizada com o assunto à agência de notícias. O teste à Covid-19 deixa de ser uma opção.

Esta decisão surge depois de, em julho, o presidente dos EUA ter anunciado que os funcionários federais tinham que ser vacinados contra a Covid ou, em alternativa, fazer testes de despiste regulares, bem como estar sujeitos a outras restrições, como o uso de máscara obrigatório nos locais de trabalho.

A Casa Branca quer ainda que as empresas com mais de 100 trabalhadores exijam a vacina ou teste semanal à Covid-19. Segundo a agência AP, as novas medidas afetam mais de 100 milhões de norte-americanos.

Além disso, é ainda esperado que esta quinta-feira Joe Biden apresente novas medidas dirigidas às escolas e aos locais de trabalho, por forma a mitigar a disseminação da doença. Apesar dos vários apelos dirigidos à população para que os norte-americanos se vacinem, apenas 53% da população norte-americana está totalmente vacinada contra a Covid, segundo os dados mais recentes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Com a variante Delta a acelerar do outro lado do Atlântico, várias empresas nos Estados Unidos começam a exigir a vacinação completa para que os colaboradores voltem aos escritórios. Além disso, em agosto o secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, anunciou que a vacinação contra Covid-19 seria obrigatória até 15 de setembro para todos os membros das forças armadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden exige vacinação contra a Covid a todos os funcionários federais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião