“Inclino-me perante a memória do Presidente Jorge Sampaio”, diz Cavaco Silva

  • Joana Abrantes Gomes
  • 10 Setembro 2021

O antigo Presidente da República Cavaco Silva lembra Jorge Sampaio como um "homem de causas" em todos os cargos que desempenhou, nacionais e internacionais.

O ex-Presidente da República Cavaco Silva lembrou Jorge Sampaio, que morreu esta sexta-feira, aos 81 anos, como um “homem de causas” em todos os cargos que desempenhou. “Inclino-me perante a memória do presidente Jorge Sampaio”, disse Cavaco, em declarações aos jornalistas transmitidas pelas televisões.

Apontando os cargos desempenhados por Jorge Sampaio ao longo da sua vida política, desde líder do PS, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Presidente da República aos cargos internacionais na Aliança das Civilizações e como enviado especial das Nações Unidas para a luta contra a tuberculose, Cavaco Silva salientou que o tempo dedicado à causa de Timor Leste e ao apoio a estudantes sírios e, mais recentemente, afegãos, mostram bem “a sua visão humanista”. “Jorge Sampaio serviu Portugal com grande patriotismo, com grande sentido de Estado, com grande sentido de interesse público”, afirmou ainda o antigo Chefe de Estado e de Governo.

Por outro lado, Cavaco Silva sublinhou que manteve “sempre boas relações, cordiais, de respeito mútuo” com Jorge Sampaio, mesmo sendo adversários políticos. “Recordo o trabalho profícuo quando se tratou de implementar o plano para a erradicação das barracas no concelho de Lisboa”, disse.

(Notícia atualizada às 13h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Inclino-me perante a memória do Presidente Jorge Sampaio”, diz Cavaco Silva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião