Caixa vai pagar juro abaixo de 0,4% por 500 milhões de dívida sustentável

A primeira emissão de dívida sustentável de sempre realizada por um banco português vai contar com um juro abaixo de 0,4%. Operação vai permitir financiamento de 500 milhões à Caixa.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está no mercado para obter um financiamento de 500 milhões de euros através da inédita emissão de títulos de dívida sustentável pelos quais vai pagar uma taxa de juro abaixo de 0,4%.

De acordo com o site de informação financeira IFR, a operação contará com um juro de 0,375% para estes títulos com o prazo de seis anos (maturidade em setembro de 2027), com o banco a ficar uma opção de reembolso antecipado no final do quinto ano (setembro de 2026).

Esta é a primeira emissão de dívida sustentável de um banco português, e irá abrir a porta deste segmento de mercado aos restantes bancos nacionais, numa altura de forte dinamização.

No lançamento da emissão na semana passada, a Caixa adiantou que dinheiro levantado nesta emissão será direcionado para “operações de crédito dos seus clientes nos domínios ambientais e do desenvolvimento socioeconómico”.

A operação está a ser trabalhada por diversos bancos: CaixaBI, Citigroup, Crédit Agrícole-CIB, ING, Natixis e o UBS.

“Será um marco importante na concretização dos compromissos assumidos pela CGD no domínio do financiamento sustentável, criando valor para os seus clientes e reduzindo o impacto ambiental da sua atividade”, sublinhou o banco liderado por Paulo Macedo na sexta-feira.

“Desta forma, a emissão permitirá endereçar oito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas que vão da eficiência energética à geração de emprego em áreas menos favorecidas”, acrescentou.

A CGD fechou a primeira metade do ano com lucros de 294 milhões de euros, uma subida de 18% em relação ao mesmo período do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caixa vai pagar juro abaixo de 0,4% por 500 milhões de dívida sustentável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião