BRANDS' PESSOAS #WomeninTech: IT continua a atrair mais homens, realça Managing Director da Accenture

  • BRANDS' PESSOAS
  • 15 Setembro 2021

Paula Fernandes, Managing Director da Accenture, é a 3ª convidada da youtuber Geek’alm no projeto Women in Tech @ Kaspersky Portugal que quer debater os desafios das mulheres no setor da tecnologia.

O terceiro e último episódio da campanha Women in Tech @ Kaspersky Portugal dá a conhecer Paula Fernandes, Managing Director da Accenture, que destaca a enorme necessidade de talento nas áreas tecnológicas, independentemente do género. Em conversa com a youtuber de tecnologia Geek’alm, a responsável explica que, apesar desta necessidade, a escolha por cursos da área de IT ou engenharia informática ainda não são a primeira opção para muitas mulheres.

Paula Fernandes conta com mais de dez anos de experiência na área da tecnologia e iniciou o seu percurso profissional na área de planeamento e gestão da Sonae Turismo, após ter concluído a sua formação em economia, no ISEG. Em 2001, chega à Accenture, multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing, como SAP Logistic Consultant e foi seguindo o seu percurso na empresa até se tornar Managing Director, função que só recentemente começou a desempenhar.

Assista aqui ao último episódio:

Ao longo da conversa, Paula Fernandes partilha a sua visão em relação ao universo das tecnologias e às oportunidades de carreira, reconhecendo a sua paixão pela área de IT e referindo que vê a mesma como uma das grandes apostas para futuras carreiras profissionais.

“Hoje em dia, há tanta necessidade de talento na área tecnológica que o género é um pormenor. Já não estamos a falar de selecionar A ou B, precisamos dos dois, dos três, dos quatro, dos 100. Posso dizer que a Accenture Portugal, este ano, já conseguiu recrutar talvez 500 pessoas para a área de tecnologia”, refere. Porém, a profissional de IT destaca também que, para muitas mulheres, no momento de escolha do seu curso ou formação, as áreas das tecnologias ou engenharia informática ainda não são a primeira opção, havendo, por isso, uma necessidade de incutir, desde o início, a curiosidade nos mais jovens. Paula Fernandes reconhece também que há mais mulheres a enveredar pela área de IT, mas, efetivamente, a Accenture Portugal continua a receber mais candidaturas de profissionais do sexo masculino do que do sexo feminino.

De acordo com as conclusões do estudo realizado pela Kaspersky a nível global, que procurou aferir as perceções sobre as diferenças de género dentro da indústria tecnológica, cerca de um terço (38%) das mulheres inquiridas afirmaram que a falta de profissionais femininas na indústria é um dos fatores que as faz recear entrar no setor, o que permite concluir que ainda existem muitas inseguranças e preconceitos em jogo que podem limitar o acesso à profissão.

A Women in Tech @ Kaspersky Portugal é a nova campanha da Kaspersky, que dá voz às várias mulheres portuguesas que trabalham no setor de IT e cuja carreira poderá inspirar mais mulheres a juntarem-se ao mundo da tecnologia. Esta campanha, transmitida no YouTube e constituída por três episódios, promove conversas informais com convidadas exclusivas de grandes empresas em Portugal, que partilham as suas experiências, oportunidades e desafios no acesso à profissão e na evolução da sua carreira. Este conjunto de entrevistas procura desmistificar alguns preconceitos associados à profissão no feminino e encorajar jovens a ingressarem no mundo das tecnologias.

Assista aqui à última conversa. Todos os episódios da campanha estão disponíveis no canal de YouTube da Geek’alm.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

#WomeninTech: IT continua a atrair mais homens, realça Managing Director da Accenture

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião