Cimeira Internacional do Futuro da Política pretende formar 300 jovens

Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro Cascais vai receber a cimeira internacional "The Future of Politics", para encontrar soluções para os desafios enfrentados pelos sistemas políticos ocidentais.

Cascais vai receber nos dias 30 de setembro e 1 de outubro a primeira edição da cimeira internacional “The Future of Politics”, na qual serão abordados os principais temas que determinam o futuro das sociedades e, em particular, os desafios enfrentados pelos sistemas políticos ocidentais. O objetivo é inspirar e formar 300 jovens líderes portugueses.

“A Cimeira de Cascais sobre o Futuro da Política vem preencher uma lacuna no debate de temas políticos relevantes para o futuro do Planeta. Existem diversos fóruns mundiais no domínio da economia e do ambiente ou do clima, mas não havia uma cimeira não-governamental que reunisse personalidades internacionais, de um espetro ideológico tão diverso, para encontrar soluções para os problemas mais prementes da atualidade”, afirma Jorge Brown, vice-presidente da Advanced Leadership Foundation (ALF), em comunicado.

O líder destaca a intenção de promover os “líderes de amanhã e proporcionar-lhes as ferramentas para mobilizar as comunidades em torno do debate de problemas atuais e futuros, como o agravamento das desigualdades e da exclusão, a defesa da consolidação dos modelos democráticos, entre outros”.

A ALF está a selecionar 300 líderes que vão participar ativamente na cimeira e assumir o compromisso de realizar pelo menos dez iniciativas (físicas ou virtuais), para promover ideias em torno do desenvolvimento sustentável. “Desta forma, serão realizados pelo menos 3.000 eventos que a ALF espera que venham a mobilizar cerca de 300.000 pessoas em todo o país”, detalha a organização internacional.

A primeira edição desta cimeira internacional vai decorrer na Nova SBE, em Carcavelos.

O evento, organizado pela ALF em parceria com o Município de Cascais e com o apoio da revista Politico, decorrerá na Nova SBE, em Carcavelos. Espera-se reunir cerca de 30 líderes políticos — entre os quais atuais e antigos Chefes de Estado e de Governo –, empresários e representantes da sociedade civil de mais de 15 países, interessados em encontrar soluções novas e criativas para temas que vão desde a ética e transparência à crise climática, aos impactos da automatização e da inteligência artificial no futuro do trabalho e ao combate à desinformação.

Entre os participantes estarão o ex-presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, o antigo presidente da Eslovénia, Danilo Türk, a antiga candidata à presidência de França, Ségolêne Royal, a presidente e cofundadora da Oceans 2050, Alexandra Cousteau, a referência dos movimentos jovens libertários da América Latina e ex-diretora do Movimento Cívico Nacional da Guatemala, Gloria Alvarez, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cimeira Internacional do Futuro da Política pretende formar 300 jovens

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião