Greenvolt estreia-se no PSI-20 a cair 5%. Possível colapso da Evergrande deixa Europa a tremer

A empresa de energias renováveis chegou à montra principal do PSI-20 e fechou a primeira sessão a cair quase 5%. Risco de colapso da chinesa Evergrande pôs investidores mundiais a tremer.

A bolsa de Lisboa recuou para níveis de meados de agosto. O PSI-20 desvalorizou 1,62%, para 5.213,55 pontos, num dia em que o risco de colapso da Evergrande, uma gigante chinesa do setor do imobiliário, fez tremer os investidores a nível mundial.

Pouco depois de os índices norte-americanos terem arrancado a semana em queda, fecharam as bolsas europeias com perdas acima de 2% em algumas praças do Velho Continente. O pan-europeu Stoxx 600 cedeu 1,67%, enquanto o Stoxx 50 perdeu 2,11%. O alemão DAX caiu 2,31%, o francês CAC-40 perdeu 1,74% e o espanhol IBEX-15 desvalorizou 1,20%.

No dia em que se estreou na principal montra da bolsa de Lisboa, a Greenvolt afundou 4,95%, para 5,93 euros cada ação. Foi acompanhada de perto pelo BCP, cujos títulos caíram 4,64%, para 12,34 cêntimos.

Greenvolt afunda na estreia no PSI-20:

A família EDP também não escapou às quedas. A EDP perdeu 1,80%, para 4,486 euros, enquanto a EDP Renováveis recuou 1,93%, para 21,38 euros por ação.

Pelo contrário, só duas empresas do PSI-20 ficaram acima da “linha de água”: a REN valorizou 0,20%, para 2,505 euros, enquanto a Nos somou 0,36%, para 3,38 euros. A Ibersol fechou inalterada nos 5,66 euros.

Com 300 mil milhões de dólares de dívidas, a chinesa Evergrande começou a pagar aos credores em imóveis, espoletando receios de colapso, cujas ondas de choque podem criar problemas noutras partes da economia. “Existem múltiplos fundos de investimento com exposição a títulos do gigante imobiliário e, por isso, os receios espelham-se por outras regiões do globo”, lê-se na nota de fecho de mercados enviada aos clientes pelo Millennium BCP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greenvolt estreia-se no PSI-20 a cair 5%. Possível colapso da Evergrande deixa Europa a tremer

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião