CGD, CVRA e Sonae nomeadas para o prémio de sustentabilidade dos IRGAwards

Uma estratégia com fatores ambientais, sociais e de governança (ESG), uma emissão com os mesmos princípios e a sustentabilidade na produção de vinho disputam o Sustainability Initiative Award.

Os Investor Relations and Governance Awards, uma iniciativa da Deloitte, vão premiar este ano iniciativas com impacto significativo na melhoria das condições do governo societário ou do mercado. CGD, Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e Soane são as nomeadas para o Sustainability Initiative Award.

A incorporação de fatores ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla inglesa) na estratégia de gestão da Caixa Geral de Depósitos valeu uma nomeação do júri, com o “rating ESG”. O banco é signatário dos Princípios para uma Banca Responsável e dos Princípios de Investimento Responsável (PRI) das Nações Unidas e definiu como metas a concessão de 2.000 milhões de euros em financiamento sustentável até 2025, atingir emissões zero em 2050, divulgar as emissões financiadas até 2023 ou aumentar o acesso e a inclusão financeira para mais de um milhões de idosos até 2025. O desempenho do banco é avaliado por analistas e agências de rating internacionais.

A sigla ESG está também presente na escolha da Sonae, com a emissão de Obrigações ESG-linked. A operação de financiamento de 50 milhões de euros foi uma das primeiras emissões na Europa em que uma parte da margem do financiamento se encontra indexada ao desempenho da empresa em dois indicadores: a promoção da presença de mais mulheres em cargos de direção e a redução das emissões de gases com efeito de estufa. A emissão foi totalmente subscrita pelo BPI. A Sonae refinanciou, ainda, dois empréstimos concedidos pelo CaixaBank, num montante total de 100 milhões de euros, e converteu-os em créditos sustentáveis, incorporando os mesmos indicadores ESG.

Da alta finança para os vinhos. A terceira nomeada foi a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana com o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”. Em parceria com a Universidade de Évora, o projeto permite aos membros avaliar a forma como desenvolvem atualmente as suas atividades e oferecer recomendações para através de melhores práticas, na vinha e na adega, aumentar a competitividade e a sustentabilidade.

O Sustainability Initiative Award visa premiar as iniciativas com impacto significativo na melhoria das condições do governo societário ou do mercado, visando nomeadamente atender à responsabilidade pelos impactos sociais e ambientais da atividade empresarial. O vencedor, escolhido pelo júri, será conhecido no dia 23, na gala da 33ª edição dos Investor Relations and Governance Awards.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGD, CVRA e Sonae nomeadas para o prémio de sustentabilidade dos IRGAwards

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião