Ganhos do grupo EDP e do BCP puxam pelo PSI-20

Lisboa fechou a sessão com ganhos ligeiros, contrariando a tendência da generalidade das praças europeias. A puxar pelo desempenho positivo do PSI-20 estiveram as cotadas dos grupo EDP e o BCP. 

A bolsa de Lisboa terminou a última sessão da semana com o “pé” direito, contrariando as perdas da generalidade das congéneres europeias. A puxar pelo desempenho positivo do PSI-20 estiveram as cotadas dos grupo EDP e o BCP.

Pelo “Velho Continente”, o Stoxx 600 caiu 0,5%, enquanto o alemão DAX perdeu 0,9%, o francês CAC-40 caiu 0,4% e o britânico FTSE 100 desvalorizou 1%. Em contrapartida, o espanhol IBEX-35 somou 0,2%.

Lisboa contrariou as perdas da generalidade das praças europeias. O PSI-20 fechou a última sessão da semana a ganhar 0,30% para 5.477,070 pontos, com sete das 19 cotadas em terreno positivo, duas inalteradas e as restantes dez no “vermelho”.

A puxar pelo desempenho do índice de referência nacional estiveram as cotadas do grupo EDP, bem como o BCP e a Jerónimo Martins. A empresa liderada por Miguel Stilwell somou 1,06% para 4.5830 euros, enquanto a subsidiária EDP Renováveis ganhou 1,31% para euros.

Nota positiva ainda para o BCP. Depois dos ganhos expressivos das últimas sessões, os títulos do banco liderado por Miguel Maya somem e seguem, ainda que com ganhos menos expressivos. O BCP avançou 0,89% para 15,81 cêntimos. Ainda entre os “pesos pesados”, a retalhista Jerónimo Martins valorizou 0,87% para 17,36 euros.

Em contraciclo, e a evitar ganhos mais expressivos do PSI-20 estiveram os CTT, Galp Energia e a Nos. As ações da empresa de correios caíram 2,04% para 4.56 euros. Já a petrolífera portuguesa cedeu 0,76% para 9.726 euros, contrariando a subida das cotações do “ouro negro” nos mercados internacionais. O Brent, de referência europeia, soma 0,5% para os 78,71 dólares, ao passo que o WTI avança 0,49% para os 78,69 dólares, em Nova Iorque.

Por fim, a empresa de telecomunicações liderada por Miguel Almeida desvalorizou 0,69% para 3,454 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ganhos do grupo EDP e do BCP puxam pelo PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião