Bioindústria têxtil, de vestuário, calçado e resina natural com 34 milhões de euros

  • Lusa
  • 12 Outubro 2021

O Governo quer ainda investir 182 milhões de euros na descarbonização da indústria, na redução do consumo de energia e recursos, bem como na promoção de fontes endógenas e renováveis de energia.

O Governo quer investir 34 milhões de euros, em 2022, no desenvolvimento de uma bioindústria têxtil, de vestuário, calçado e resina natural, segunda a proposta de Orçamento do Estado entregue na segunda-feira.

De acordo com o documento, está previsto um investimento de 34 milhões de euros na promoção da bioeconomia sustentável, “para desenvolver uma bioindústria nacional através da produção de novos produtos de alto valor acrescentado, a partir de recursos biológicos em três setores estratégicos para a economia portuguesa: têxtil e vestuário, calçado e resina natural”.

“Através de uma transição para a bioeconomia sustentável, é possível apoiar a modernização e a consolidação da indústria por meio da criação de novas cadeias de valor e de processos industriais mais ecológicos e circulares”, refere o Executivo.

Entre os investimentos para a transição climática, o Governo quer ainda investir 182 milhões de euros na descarbonização da indústria, na redução do consumo de energia e recursos, bem como na promoção de fontes endógenas e renováveis de energia.

O Governo entregou na segunda-feira à noite, na Assembleia da República, a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE22), que prevê que a economia portuguesa cresça 4,8% em 2021 e 5,5% em 2022.

No documento, o executivo estima que o défice das contas públicas nacionais deverá ficar nos 4,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 e descer para os 3,2% em 2022, prevendo também que a taxa de desemprego portuguesa descerá para os 6,5% no próximo ano, “atingindo o valor mais baixo desde 2003″.

A dívida pública deverá atingir os 122,8% do PIB em 2022, face à estimativa de 126,9% para este ano.

O primeiro processo de debate parlamentar do OE2022 decorre entre 22 e 27 de outubro, dia em que será feita a votação, na generalidade. A votação final global está agendada para 25 de novembro, na Assembleia da República, em Lisboa.

O ministro das Finanças, João Leão, apresenta a proposta orçamental hoje, às 09:00, em conferência de imprensa, em Lisboa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bioindústria têxtil, de vestuário, calçado e resina natural com 34 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião