“Board” do FMI reafirma “total confiança” na liderança de Kristalina Georgieva

  • Lusa
  • 12 Outubro 2021

O FMI afirmou que mantém "total confiança" na liderança de Kristalina Georgieva, acusada de irregularidades, e na "sua capacidade de continuar a desempenhar eficazmente as suas funções".

O Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que mantém “total confiança” na liderança de Kristalina Georgieva, acusada de irregularidades, e na “sua capacidade de continuar a desempenhar eficazmente as suas funções”.

Em comunicado, a instância dirigente da instituição disse que as informações apresentadas durante a investigação não permitiram concluir que a economista búlgara tenha tido “um papel impróprio no que diz respeito ao Relatório Doing Business 2018, quando era diretora-geral do Banco Mundial”.

“Tendo analisado todas as provas apresentadas, o Conselho de Administração reafirma a sua total confiança na liderança da diretora-geral e na sua capacidade de continuar a desempenhar eficazmente as suas funções”, pode ler-se na nota.

De acordo com a AFP, Georgieva saudou a decisão, afirmando que as alegações eram “infundadas”.

A questão da manutenção de Kristalina Georgieva, de 68 anos, à frente do FMI, surgiu após a publicação, em 16 de setembro, das conclusões de uma investigação conduzida pelo escritório de advogados WilmerHale.

Os autores do documento apontaram irregularidades na elaboração das edições de 2018 e 2020 do relatório Doing Business do Banco Mundial, acusando Georgieva de ter pressionado as suas equipas, quando era diretora-geral daquela instituição, para dar à China uma classificação mais favorável.

A investigação foi realizada a pedido do comité de ética do Banco Mundial, depois de o relatório, que classifica os países de acordo com a facilidade em fazer negócios, se ter tornado objeto de muita controvérsia e ter levado à demissão do antigo economista-chefe Paul Romer.

O Conselho de Administração do FMI ouviu Georgieva, que negou as acusações, e representantes da firma WilmerHale.

Na nota, o FMI disse que a decisão foi tomada após a oitava reunião sobre o caso, “como parte do compromisso do conselho para uma revisão minuciosa, objetiva e precisa”. “O Conselho de Administração considerou que a informação apresentada durante a revisão não demonstrou conclusivamente que a diretora-geral desempenhou um papel impróprio no que diz respeito ao relatório Doing Business 2018, quando era diretora-geral do Banco Mundial”, afirmou.

O órgão, que tem 24 membros representando 190 países e toma geralmente as suas decisões por consenso, acrescentou que tem confiança “no compromisso” de Georgieva em “manter os mais altos padrões de governação e integridade no FMI”.

“A confiança e a integridade são as pedras angulares das organizações multinacionais que tenho servido fielmente durante mais de quatro décadas”, disse Georgieva, citada pela AFP.

A economista búlgara sublinhou que o caso foi “um episódio difícil a nível pessoal”, exprimindo o seu “apoio inabalável à independência e integridade” das instituições.

Seis antigos funcionários do Banco Mundial, num comunicado emitido por uma agência de relações públicas, tinham defendido Georgieva recentemente, denominando-a “uma pessoa da mais alta integridade e empenhada no desenvolvimento”.

O FMI deverá publicou esta terça-feira as últimas perspetivas económicas globais. Georgieva deverá falar numa conferência de imprensa na quarta-feira.

Kristalina Georgieva assumiu a direção do Fundo em 1 de outubro de 2019 para substituir Christine Lagarde, que foi nomeada para o Banco Central Europeu (BCE), e era a única candidata na altura. O Fundo é tradicionalmente chefiado por um europeu enquanto o Banco Mundial está nas mãos de um americano, atualmente David Malpass.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Board” do FMI reafirma “total confiança” na liderança de Kristalina Georgieva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião