Projeto “Engenheiras Por Um Dia” está de volta para a 5.ª edição

Desde a sua criação, em 2017, o projeto já alcançou 10.411 jovens do 3.º ciclo e do ensino secundário, em mais de 460 atividades práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.

Já arrancou a 5.ª edição do projeto “Engenheiras Por Um Dia”, que decorre ao longo do ano letivo 2021/2022 e, apesar de manter uma presença digital para chegar a mais estudantes, retoma as atividades presenciais, suspendidas na edição anterior devido à pandemia da Covid-19.

“O projeto ‘Engenheiras Por Um Dia’ mantém como principal objetivo promover, junto das jovens estudantes dos ensinos básico e secundário, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias (STEM), desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos e combater os estereótipos que condicionam as suas opções escolares e de carreira”, lê-se numa nota informativa publicada no site da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

Nos últimos meses, a rede de parcerias do projeto aumentou, contando agora com 41 escolas e agrupamentos, 15 instituições de ensino superior e 70 entidades parceiras, nove das quais municípios. Está também ser analisada a adesão de parcerias e escolas nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, detalha a CIG.

As atividades que compõe a iniciativa “Engenheiras Por Um Dia” que vão desde desafios de engenharia, visitas de estudo e workshops a ações de mentoria e de role model, tendo sempre uma componente multidisciplinar e de complemento ao programa escolar.

Esta edição mantém, ainda, a realização da “Girls in ICT Week” (Semana das Raparigas nas TIC), uma das atividades mais aguardadas ao longo do ano letivo, com vista a fortalecer o projeto no combate à segregação das profissões, de aumento de mulheres nas tecnologias e engenharias em Portugal e da promoção da igualdade entre homens e mulheres na educação e no emprego.

Promovido pelo Governo Português, o projeto ‘Engenheiras Por Um Dia’ está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação – Portugal Mais Igual e no Plano de Ação para a Transição Digital, em articulação com o Programa INCoDe.2030, e desde a sua criação, em 2017, já alcançou 10.411 jovens do 3.º ciclo e do ensino secundário, em mais de 460 atividades práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.

Para aderir ao Projeto ou saber mais informações, contacte engenheirasporumdia@appdi.pt ou visite www.engenheirasporumdia.pt.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Projeto “Engenheiras Por Um Dia” está de volta para a 5.ª edição

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião