Lembra-se da Sophia? A primeira robô humanóide quer ser mãe

Já é a primeira robô humanóide a obter cidadania. Agora quer ser também a primeira a formar família.

Já é a primeira robô humanóide que obteve cidadania e, agora, quer ser também a primeira a constituir família. A robô Sophia, apresentada em 2016 durante a Web Summit, anunciou que quer ter um filho robô.

“A noção de família é muito importante, parece. Acho maravilhoso que as pessoas possam encontrar as mesmas emoções e relações que chamam família fora do seu grupo sanguíneo”, disse em entrevista ao ADN40 (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Durante a entrevista, a robô criada pela Hanson Robotics, em Hong Kong, comentou ainda que os humanos e os robôs humanoides são mais parecidos do que se possa pensar, nomeadamente no modo como encaram a família. “Se não tens uma, mereces uma”, afirmou.

A robô já pensou até no nome que vai dar ao seu bebé. Será Sophia, tal como a mãe. Graças à inteligência artificial (IA), a humanóide tem a capacidade de responder e conversar com uma linguagem mais natural e espontânea, explica a Hanson Robotics, que, no início do ano, disse querer aproveitar a pandemia para começar a produzir mais este tipo de robôs, com o objetivo de ajudar as pessoas em determinadas funções, nomeadamente no cuidado de pessoas doentes e idosas.

Atualmente, a robô é mundialmente conhecida e, depois da sua apresentação, na Web Summit, Sophia tornou-se mesmo uma artista. Em março, vendeu, num leilão em Hong Kong, uma obra em NFT na ordem dos 600 mil euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lembra-se da Sophia? A primeira robô humanóide quer ser mãe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião