RTP vai receber mais 8,6 milhões de euros com taxa sobre a TV paga

  • ECO
  • 14 Outubro 2021

Além da contribuição para o audiovisual, a RTP vai passar a receber também dinheiro resultante do agravamento da taxa cobrada às operadoras que oferecem TV paga por cada assinante.

A proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2022 duplica para quatro euros por ano a taxa que empresas como Meo, Nos e Vodafone têm de pagar por cada assinante de televisão paga.

Ora, o objetivo do Governo é que metade do valor arrecadado na cobrança seja entregue ao Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e a outra metade seja entregue à RTP, que deverá receber no próximo ano mais 8,6 milhões de euros por via desta taxa, que será cobrada semestralmente, avança o Correio da Manhã (acesso pago).

Para além do montante atribuído à RTP, o Instituto do Cinema e Audiovisual fica com valor idêntico – até aqui, recebia 75% dos atuais dois euros cobrados por ano por cada assinante do serviço. De recordar que a RTP recebe ainda o produto da contribuição para o audiovisual, suportada pelos contribuintes na fatura da eletricidade.

Na quarta-feira, as operadoras mostraram-se “perplexas” com o agravamento da taxa e consideraram mesmo que a medida é “ilegal”. “Os operadores estão a ser confrontados com uma taxa que financia duplamente o setor do cinema e audiovisual”, disse fonte oficial da Apritel. Perante o cenário, as operadoras ameaçam subir preços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

RTP vai receber mais 8,6 milhões de euros com taxa sobre a TV paga

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião