Entre as 20 marcas favoritas dos portugueses, cinco são made in Portugal

No ranking das marcas mais conceituadas, as portuguesas continuam a estar entre as melhores. Conheça as cinco marcas nacionais preferidas dos consumidores.

Os consumidores portugueses olham as marcas nacionais como sinónimos de confiança. Entre as 20 marcas mais favoritas dos consumidores, destacam-se cinco marcas portuguesas: o Continente – que ocupa o primeiro lugar, o Pingo Doce, Delta Cafés, Mimosa e Compal, de acordo com os resultados do resultados do Estudo ao Consumidor da Superbrands Portugal.

A nível global, 75% das marcas referenciadas no Top 20+ das mais destacadas, distribuem-se essencialmente por quatro principais setores de atividade – retalho, alimentação, tecnologia e desporto.

Entre os critérios de “notoriedade”, “identificação com a marca”, “satisfação de necessidades”, “unicidade” e “confiança”, o Top 20, ordenadas pelo top de referenciação, pertencem ao Continente, Samsung, Adidas, Apple, Coca-Cola, Nike, Nestlé, Pingo Doce, Delta Cafés, Zara, Lidl, Mimosa, Vodafone, Danone, Mercedes, Ikea, LG, Nivea, Nespresso e Compal.

“A Samsung é a marca que integra o Top 3+ de todas as cinco dimensões analisadas, com Continente a surgir no Top 3+ de três dimensões, com Coca-Cola e Pingo Doce a surgirem no Top3+ de duas das dimensões“, lê-se no estudo desenvolvido pela AMINT, consultora internacional especializada em market inteligence.

Curiosamente, nas gerações mais antigas, Silent Generation e os Baby Boomers, é notório o elevado número de referenciações relativas a marcas nas áreas da tecnologia, sendo inclusivamente a área com maior número de referenciações dentro destes segmentos geracionais.

“Esta surpresa poderá estar intimamente ligada com o período recente de confinamento, que obrigou muitas pessoas destas gerações a valorizar e a ter de aprender a lidar de forma mais intensa com a tecnologia”, comenta Pedro Diogo Vaz, senior partner da Superbrands.

Na Geração Z, as marcas dos setores de retalho e alimentar encontram-se entre as áreas mais referenciadas, o que poderá também estar ligada ao aumento do contacto dos jovens com os super e hipermercados no último ano, devido à pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entre as 20 marcas favoritas dos portugueses, cinco são made in Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião