Fundadora da Didimo está entre as 21 empreendedoras mais inspiradoras da Europa

O "EU Prize for Women Innovators 2021" celebra as conquistas de empreendedoras que gerem empresas inovadoras.

A líder da startup portuguesa Didimo, Veronica Orvalho, está entre as 21 empreendedoras mais inovadoras da Europa, segundo o Conselho Europeu de Inovação. As 21 finalistas destacaram-se entre as mais de 260 candidatas, sendo que as vencedoras do “EU Prize for Women Innovators” serão conhecidas a 24 e 25 de novembro. É a única representante de Portugal entre as finalistas.

“Fazer parte desta lista é, mais do que tudo, uma motivação para continuar a crescer enquanto profissional e para inspirar outros a lutar por avanços que ajudem as pessoas. É uma honra partilhar isto com mais mulheres do setor tecnológico e penso que as jovens que sonhem em trabalhar nesta área vão olhar para estes exemplos como um impulso”, afirma Veronica Orvalho, citada em comunicado.

“O futuro do trabalho é digital e é importante partilhar os melhores exemplos do que fazemos para inspirar as novas gerações a seguirem-nos e a ambicionarem fazer mais e melhor com as novas tecnologias. Acredito que a educação de um jovem só fica completa com a complementaridade entre a vertente académica e a experiência profissional, e fico feliz por existirem iniciativas que demonstrem a importância de ir mais além e de inovar em tudo o que fazemos”, acrescenta a fundadora da startup que desenvolve avatars 3D que se assemelham a humanos em apenas 90 segundos.

De raízes argentinas, Veronica Orvalho — nomeada para o “EU Prize for Women Innovators” — dedica-se ao estudo das “ciências das caras” há mais de 18 anos, tendo participado no desenvolvimento de videojogos, como o “The Simpsons Ride”.

O futuro do trabalho é digital e é importante partilhar os melhores exemplos do que fazemos para inspirar as novas gerações a seguirem-nos e a ambicionarem fazer mais e melhor com as novas tecnologias.

Veronica Orvalho

Fundadora da Didimo

A empreendedora e também professora na Universidade do Porto está atenta às oportunidades que o mundo digital traz, não tem dúvidas de que o conhecimento deve ser partilhado e que a educação é a maior arma para combater a pobreza. É por esse motivo que desenvolve a tecnologia, acreditando que os “didimos”, os humanos digitais, poderão contribuir para uma aproximação de culturas e conhecimentos e um maior desenvolvimento humano no mundo virtual.

Veronica Orvalho, 44 anos, é licenciada em engenharia de software pela Universidade de Belgrado, mestre em desenvolvimento de videojogos pela Universitat Pompeu Fabra e completou ainda o doutoramento em ciências da computação na Universidade da Catalunha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundadora da Didimo está entre as 21 empreendedoras mais inspiradoras da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião