GREENH2Sines da EDP no lote de 73 projetos eleitos por Bruxelas para aceder a financiamento de mil milhões de euros

Este foi o último convite à apresentação de propostas no âmbito do Horizonte 2020. Portugal foi selecionado com o GREENH2Sines, da EDP Inova, e PHOENIX, do CES. 73 projetos foram escolhidos.

Comissão Europeia deu hoje conta do resultado do último convite do programa Horizonte 2020 no âmbito do Pacto Ecológico Europeu. No total, os 73 projetos foram selecionados para receberem financiamento no valor de mil milhões de euros.

Várias entidades portuguesas participam em diferentes projetos. Dois projetos têm entidades portuguesas a coordenar os consórcios: a EDP Inovação no projeto GREENH2SINES, que visa contribuir para que a Europa alcance a eletrólise ecológica e a um preço acessível à escala do GW, em 2030, desenvolvendo e demonstrando um eletrolisador alcalino pioneiro de 100 MW em TRL8, impulsionando a expansão, normalização e automatização da produção;

E também o Centro de Estudos Sociais, que através do projeto PHOENIX, está desenvolver um processo iterativo a fim de aumentar o potencial transformador das inovações democráticas para abordar temas específicos do Pacto Ecológico Europeu em 11 projetos-piloto em 7 países.

Este foi o último convite à apresentação de propostas no âmbito do Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da UE para 2014-2020, que representa um marco no sentido de alcançar os objetivos do Pacto Ecológico Europeu.

“Agradeço à comunidade de investigadores pela sua resposta entusiástica ao convite do Green Deal para o Horizonte 2020. Estou animado para ver como vão inventar soluções concretas para uma transição para uma sociedade neutra para o clima e uma recuperação sustentável. Aguardo com expectativa os benefícios concretos que os projetos selecionados para financiamento trarão para a vida quotidiana dos europeus”, disse em comunicado Mariya Gabriel, comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude.

A Comissão lançou o convite à apresentação de propostas em setembro de 2020, versando diretamente as principais prioridades do Pacto Ecológico Europeu e abrindo caminho a novas iniciativas de investigação e inovação do mesmo género, no contexto do Horizonte Europa, o programa de investigação e inovação da UE para 2021-2027.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

GREENH2Sines da EDP no lote de 73 projetos eleitos por Bruxelas para aceder a financiamento de mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião