Quer progredir na carreira? Cinco formas de desenvolver as suas competências

Antes de traçar qualquer plano de carreira, comece por identificar quais as suas hard e soft skills. Estas são as competências que o destacam enquanto profissional, mas não são aptidões estanque.

Sente que está estagnado? Quer finalmente progredir na carreira, mas não sabe bem por onde começar? Antes de traçar qualquer plano de carreira, comece por identificar quais as suas hard e soft skills. Estas são as competências — técnicas e transversais — que o destacam enquanto profissional, mas podem ser trabalhadas e desenvolvidas para cumprir determinados objetivos profissionais.

“As competências transversais são transferíveis, o que significa que são válidas em qualquer posição, independentemente do setor de atividade, sendo cada vez mais valorizadas pelos empregadores, pois englobam aptidões interpessoais e outros traços de personalidade que permitem comunicar e trabalhar com outros”, explica a Adecco Portugal em comunicado, dando como exemplo a adaptabilidade, a criatividade, a tomada de decisões, a liderança e a trabalho em equipa.

As competências técnicas, por sua vez, são “as que se utilizam para executar as tarefas específicas relacionadas com um trabalho”, sendo um tipo de competência que pode ser adquirida ou melhorada através da formação e prática. É o caso da tecnologia de informação, fluência em línguas estrangeiras, construção de textos jornalísticos, design gráfico, gestão de marketing, matemática, carpintaria, vendas, e por aí fora.

“Num processo de candidatura a uma nova posição, se tiver alguma competência em falta para o exercício de uma função não a liste no seu currículo. Tem sempre a opção de procurar formação durante o processo de recrutamento ou o empregador pode estar disposto a oferecer-lhe essa formação no local de trabalho”, aconselha a empresa especializada em recursos humanos.

O ideal, por isso mesmo, é ter autoconhecimento dos seus pontos fortes e competências a melhorar ou a desenvolver, bem como “mente aberta para dar os passos para evoluir no seu percurso”.

Conheça as cinco sugestões da Adecco Portugal para desenvolver as suas competências de forma a potenciar a progressão na carreira:

1. Estabeleça objetivos

Comece por estabelecer quais são os seus objetivos, mas certifique-se de que são “mensuráveis, realizáveis e relevantes” para a sua carreira. Considere, posteriormente, organizar uma linha temporal para alcançar a sua meta, estabelecendo uma data de início e fim, bem como objetivos de curto prazo que o possam ajudar a consolidar o caminho de progressão.

2. Encontre um mentor

“Normalmente é um líder ou uma pessoa mais experiente a quem possa solicitar reuniões informais. Procure feedback sobre os pontos fortes e fracos. Pergunte também aos seus colegas, amigos ou familiares sobre quais os seus pontos fortes e áreas a melhorar. É importante procurar o feedback de pessoas que lhe darão críticas honestas, em vez de elogios automáticos”, sugere a Adecco.

Uma vez identificados os seus pontos fracos, pode concentrar-se no desenvolvimento dessas competências.

3. Reveja as descrições das posições de trabalho que pretende

É essencial ter em conta os requisitos necessários para a função que pretende alcançar, de modo a ter uma “uma ideia das competências transferíveis que possui, bem como das competências específicas de trabalho de que necessitará”.

“Uma vez identificadas as competências de que necessita, pode pesquisar programas de educação ou de formação profissional que lhe possam proporcionar o conjunto de competências necessárias à transição para essa posição”, investindo na formação contínua.

4. Inscreva-se numa licenciatura, mestrado ou doutoramento

As empresas encorajam frequentemente os seus colaboradores a continuarem os estudos. Algumas dispõem mesmo de programas que visam incentivar a formação, contribuindo com parte do valor das propinas ou reembolso total. Investigue o tipo de incentivos que existem na sua organização.

5. Junte-se a uma associação profissional

“Num ambiente de grupo, tem a oportunidade de falar com colegas sobre o seu setor de atividade e descobrir competências que poderá querer desenvolver”, refere a Adecco Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quer progredir na carreira? Cinco formas de desenvolver as suas competências

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião