#37 “Cuidado, o Governo vai estar dois meses à solta”

  • ECO
  • 6 Novembro 2021

Ao não destituir o governo, Marcelo deixa António Costa em plenas funções. “Vai ser preciso ler bem o Diário da República todos os dias para fiscalizar o que o Parlamento já não fiscalizará”.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Vai o Governo usar e abusar até às eleições de 30 de janeiro? Este é um dos mistérios “resolvidos” esta semana pelos jornalistas António Costa e Pedro Santos Guerreiro no #37 episódio d’O Mistério das Finanças. Em causa está o facto de o Presidente da República ter optado por não destituir o governo, mantendo-o em funções plenas até à data de eleições.

Isto permite que o governo tome decisões, através de decretos-leis, despachos e portarias, que por exemplo tenham impacto em concursos públicos, organismos do Estado ou nomeações para determinados cargos.

É isto que levanta ceticismo e convoca a necessidade de fiscalização pelo Presidente da República mas também pelos jornalistas, que deverão estar sobremaneira atentos à atividade do governo.

O outro mistério deste episódio parte da pergunta sobre porque é que as taxas de juro não sobem se a inflação está a subir. Christine Largade, presidente do Banco Central Europeu, garantiu esta semana em entrevista à TVI que em 2022 os juros não subirão, mas não estará o próprio BCE numa armadilha, em que não pode subir juros sob pena de produzir um impacto em economias endividadas como hoje são as europeias?

A fechar, as rubricas habituais, com a Dielmar a marcar a Má Moeda e a Galp a receber a Boa Moeda da semana. Nas manchetes dos leitores, a notícia “Quem daqui tem criptomoedas?” Quase toda a Altice Arena levantou a mão”, publicada pelo Eco esta semana.

O Mistério das Finanças é um podcast semanal do ECO, apresentado pelos jornalistas António Costa e Pedro Santos Guerreiro, disponível nas plataformas habituais, em Spotify e Apple Podcasts.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

#37 “Cuidado, o Governo vai estar dois meses à solta”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião