Já foram reembolsados 16,4 milhões de euros no IVAucher

Estão inscritos mais de um milhão de contribuintes no IVAucher, sendo que cerca de um terço decidiu aderir após ser anunciado o Autovoucher.

Já foram feitos 2,4 milhões de reembolsos no programa IVAucher desde que arrancou a fase de utilização do desconto, a 1 de outubro, que totalizam 16,4 milhões de euros. Atualmente, estão inscritos mais de um milhão de contribuintes no IVAucher, sendo que cerca de um terço decidiu aderir após ser anunciado o Autovoucher, para os combustíveis.

O programa IVAucher arrancou neste verão, com o objetivo de estimular o consumo nos setores da restauração, alojamento e cultura, mais afetados pela pandemia. No início de outubro, apenas meio milhão de contribuintes tinha aderido ao programa, mas o número já cresceu, nomeadamente com o acréscimo do Autovoucher. O programa foi anunciado a 22 de outubro, e desde aí registaram-se mais 330 mil adesões, segundo sublinham as Finanças, em comunicado.

Voltando ao IVAucher, entre junho e agosto, os contribuintes acumularam 82 milhões de euros no IVA nas compras feitas nos setores abrangidos, que puderam começar a gastar a 1 de outubro nos estabelecimentos que aderiram ao programa. Destes 82 milhões, já foram então reembolsados 16,4 milhões de euros, o que “representa um impacto de cerca de 33 milhões de euros nos três setores abrangidos do Programa IVAucher“, adianta o Ministério.

Quanto aos estabelecimentos dos setores de alojamento, cultura e restauração que estão inscritos no programa e permitem assim gastar o montante acumulado, estes totalizam agora os 8.550 comerciantes. Entre estes estabelecimentos incluem-se alguns grandes grupos, como por exemplo os hotéis Vila Galé, o Ibersol, que detém o Burguer King e a Pizza Hut, as lojas Bertrand e as bilheteiras Ticketline, Blueticket e BOL.

Já os aderentes ao Autovoucher são, atualmente, “cerca de dois terços dos postos de abastecimento de combustíveis do Continente e Regiões Autónomas, estando já assegurada uma cobertura na esmagadora maioria dos concelhos”, sinalizam as Finanças.

(Notícia atualizada às 18h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já foram reembolsados 16,4 milhões de euros no IVAucher

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião