Mário Machado detido pela Polícia Judiciária

  • Lusa e ECO
  • 9 Novembro 2021

Ativista de extrema-direita e antigo líder da Frente Nacional foi detido pela Polícia Judiciária. Detenção aconteceu sem estar prevista, na sequência de buscas na casa de Mário Machado.

O líder do movimento Nova Ordem Social (NOS), Mário Machado, foi detido esta terça-feira em casa pela Unidade Nacional de Contra-Terrorismo (UNCT) da Polícia Judiciária (PJ). Detenção acabou por acontecer sem estar prevista.

O ativista de extrema-direita e antigo líder da Frente Nacional foi detido em casa, em Santo António dos Cavaleiros, no concelho de Loures, cerca das 7h00. De acordo com o Jornal de Notícias, Mário Machado foi alvo de uma busca domiciliária, no âmbito de uma investigação relacionada com crimes de propagação e incentivo ao ódio na Internet.

Contudo, as autoridades terão encontrado uma arma de fogo ilegal em casa do líder no NOS, o que levou à sua detenção em flagrante delito, que não estava inicialmente prevista, diz o mesmo jornal.

José Manuel Castro, advogado de Mário Machado em diversos processos, entre eles o “Hells Angels”, adiantou à Lusa que Mário Machado foi levado para o estabelecimento prisional anexo à PJ. Já em declarações ao Expresso, afirmou que a família do ativista crê que a detenção esteja relacionada “com algo que ele escreveu nas redes sociais”, embora acredite que a detenção por estes motivos “seria excessiva”.

Mário Machado será ouvido ainda hoje por um juiz de instrução criminal, que irá determinar as medidas de coação.

(Notícia atualizada às 10h41 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mário Machado detido pela Polícia Judiciária

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião