Altri e BCP caem mais de 6%. Lisboa regista segunda pior semana do ano

Setor da banca europeia esteve sob pressão na última sessão da semana. Receios com nova vaga da pandemia assustaram investidores. PSI-20 perdeu mais de 4% esta semana.

A bolsa de Lisboa caiu mais de 4% ao longo desta semana, registando o segundo pior desempenho semanal do ano. A sessão desta sexta-feira foi arrasadora para os títulos da banca europeia, deixando o BCP a perder mais de 6%. Os receios com a nova vaga da pandemia marcaram o dia.

O PSI-20, o principal índice português, fechou a sessão desta sexta-feira a cair 1,37% para 5.501,97 pontos, o valor mais baixo desde o início de outubro.

Apenas quatro cotadas nacionais escaparam à pressão vendedora, incluindo a EDP Renováveis e a Jerónimo Martins. Os restantes títulos fecharam o dia no vermelho, sendo que a Altri e o BCP tiveram descidas de mais de 6%.

A papeleira caiu 6,84% para 5,38 euros, depois de ter apresentado resultados e de revelar que estuda a possibilidade de autonomizar a participação que detém na Greenvolt, numa operação em que os acionistas da Altri passariam a controlar diretamente as ações da empresa de renováveis liderada por Manso Neto.

O BCP perdeu 6,23% num dia em que o setor financeiro esteve sob pressão: caiu mais de 2%, com os austríacos Raiffeisen Bank e Erste Group Bank a liderarem as perdas com quedas de 7% e 5%, respetivamente.

BCP cai 6%

Outro dos pesos pesados nacionais, a Galp, caiu mais de 3%, seguindo a desvalorização do preço do barril de petróleo nos mercados internacionais.

A praça nacional acompanhou a tendência negativa que se observou também na Europa, com os investidores a revelarem-se nervosos com o ressurgimento da pandemia no Velho Continente, que já levou a Áustria de novo ao confinamento a partir de segunda-feira. A Alemanha avisou que poderá seguir os mesmos passos.

Neste contexto, o índice austríaco ATX caiu mais de 3% e foi um dos perdedores do dia. O Ibex-35 caiu 1,7%. O Stoxx 600 caiu cerca de 0,3%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altri e BCP caem mais de 6%. Lisboa regista segunda pior semana do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião