Concurso para conetividade digital avança até ao início de 2022

  • Lusa e ECO
  • 21 Novembro 2021

Ana Abrunhosa diz que está em preparação o caderno de encargos para o concurso que vai permitir conectar digitalmente todo o país e assegura "transição tranquila e rápida" entre o PT2020 e o PT2030.

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse que no final do ano ou princípio do próximo será lançado o concurso público internacional para permitir conectar digitalmente todo o país.

De acordo com a ministra, está a ser preparado o caderno de encargos para esse concurso público internacional, que irá para consulta pública em dezembro, após o que será lançado o concurso.

Numa entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, e sobre a aplicação das verbas resultantes do leilão do 5G, Ana Abrunhosa afirmou: “O problema é que nós temos territórios em branco, isso não é coesão territorial. O problema é garantir que esses territórios têm conectividade”.

A ministra explicou depois que o Governo está a trabalhar com a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) no levantamento dessas zonas brancas, com o apoio das operadoras, e que está também a ser preparado o caderno de encargos para o concurso, para permitir levar a conectividade digital fixa e móvel a todo o território.

Este mês, a Anacom aprovou o projeto de relatório do leilão de 5G, que terminou a fase de licitação em 27 de outubro e que atingiu um montante de 566,802 milhões de euros.

“Transição tranquila” entre PT 2020 e PT 2030

Na mesma entrevista, a ministra sublinhou a importância de “assegurar uma transição tranquila e rápida” entre o Portugal 2020 e o Portugal 2030, defendendo que só assim será possível “colmatar alguns dos atrasos nas obras” devido à crise de mão-de-obra no setor da construção civil.

“Temos de assegurar uma transição tranquila e rápida entre os dois quadros comunitários para não se sentir, como habitualmente se sente, um interregno”, dramarizou Ana Abrunhosa. “Se fizemos isso, vamos conseguir colmatar alguns dos atrasos nas obras”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Concurso para conetividade digital avança até ao início de 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião