Hoje nas notícias: Rendeiro, Fisco e Miguel Frasquilho

  • ECO
  • 24 Novembro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Carlos do Paulo, ex-advogado de João Rendeiro, garante que não planeou a fuga do ex-banqueiro, que se encontra em parte incerta. O dia fica também marcado pela notícia de que o Fisco vai ter um ano para reverter a compensação de dívidas. Sabe-se também que Miguel Frasquilho vai ser o rosto da tecnológica CI&T na Europa e que o Governo quer criar 25 mil novos empregos de I&D, no âmbito do programa PT2030.

Ex-advogado de Rendeiro nega ter planeado fuga

Carlos do Paulo nega ter sido quem elaborou o plano de fuga de João Rendeiro para parte incerta, depois de o ex-banqueiro ter afirmado isso numa entrevista. “Mente com todas as palavras”, disse o advogado no rescaldo das declarações, considerando que o antigo cliente “está desesperado contra tudo e contra todos”. Carlos do Paulo recusa conhecer o paradeiro de Rendeiro e explicou que renunciou às funções quando o ex-dono do BPP desobedeceu à Justiça ao fugir de Portugal para escapar à prisão.

Leia a notícia completa na CNN Portugal (acesso livre).

Fisco com um ano para anular compensação de dívidas

Os deputados vão votar esta quarta-feira, na especialidade, um diploma que visa a criação de uma conta-corrente entre os cidadãos e a Autoridade Tributária (AT). Deste modo, os contribuintes que tenham dívidas e créditos fiscais em simultâneo poderão solicitar que a compensação, tendo a AT de responder em dez dias. Contudo, o Fisco terá um período de um ano durante o qual poderá reverter todo o processo.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Frasquilho vai ser rosto da CI&T na Europa

Miguel Frasquilho, antigo chairman da TAP e ex-presidente da AICEP, vai ser o diretor executivo da CI&T para o sul da Europa. O gestor prepara-se para assumir funções a 1 de janeiro na consultora tecnológica brasileira, que chegou ao mercado português em 2020, coordenando a operação em Portugal, Espanha e Itália. No início do mês, Frasquilho marcou presença na Web Summit já como quadro da CI&T.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Governo quer 25 mil novos empregos de I&D até 2030

Criar 25 mil empregos qualificados em investigação e desenvolvimento (I&D) é um dos objetivos que o Governo de António Costa inscreveu nas escolhas estratégias para o próximo quadro comunitário de apoio, o Portugal 2030. Neste âmbito, o Executivo pretende também duplicar a despesa em I&D, duplicar o número de novas empresas de base tecnológica e aumentar em 25% o número de parentes nacionais.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

MP liga Branquinho e Marco António a offshore

De acordo com um recurso do Ministério Público (MP) que contesta a absolvição dos dez arguidos acusados no processo de licenciamento de um hospital em Valongo, o ex-deputado do PSD Agostinho Branquinho terá beneficiado de uma conta bancária na Suíça, aberta em 2012, que chegou a juntar quase 900 mil euros. O dinheiro seria proveniente de uma outra conta que estava no nome de uma sociedade offshore, criada em junho de 2004 e com sede no Panamá, que era detida por Branquinho e que o também ex-deputado Marco António Costa estava autorizado a movimentar.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Rendeiro, Fisco e Miguel Frasquilho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião