Vacinados com Janssen podem ter dose de reforço a 5, 8, 12 e 19 de dezembro

"Abriremos os centros de vacinação nos dias 5, 8, 12 e 19 de dezembro para pessoas com mais de 50 anos que tenham sido vacinados com a vacina da Janssen", destaca Lacerda Sales.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, disse esta quarta-feira que os centros de vacinação vão estar abertos a 5, 8, 12 e 19 de dezembro para vacinar pessoas com mais de 50 anos que tenham sido vacinados com a vacina da Janssen. Os restantes “serão progressivamente agendados, por faixa etária, até janeiro”.

“Abriremos os centros de vacinação nos dias 5, 8, 12 e 19 de dezembro para pessoas com mais de 50 anos que tenham sido vacinados com a vacina da Janssen. Vamos vacinar primeiro os mais vulneráveis“, diz Lacerda Sales em conferência de imprensa.

Lacerda Sales afirmou que o “plano de vacinação está a ser revisto” e que o Governo quer ter 2,5 milhões de pessoas vacinadas com terceiras doses da vacina contra a Covid-19 em janeiro.

Sobre a vacinação dos mais pequenos, Graça Freitas revelou que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) vai publicar quinta-feira o parecer sobre a vacinação de crianças entre os cinco e os 11 anos. A diretora geral da saúde esclareceu que a vacina destinada à população infantil terá uma dosagem diferente das vacinas que foram administradas até agora. “É uma vacina pediátrica, feita especialmente para a população entre os cinco e os 11 anos”, destaca.

“Este pormenor é muito importante porque vamos seguir a lógica habitual: a EMA publica, temos acessos aos ensaios clínicos, a comissão técnica de vacinação emite o seu parecer e depois anunciaremos o plano da vacinação pediátrica. A própria Pfizer vai iniciar, só em dezembro, o processo de distribuição da vacina aos países. Neste momento, o grupo dos 0 aos 9 anos, exatamente por não estar vacinado, é o que revela incidência do maior número de casos no nosso país”, diz Graças Freitas.

Graça Freitas esclarece que a primeira dose das vacinas Covid-19 direcionadas às crianças vai ser dada na maternidade e que tem “total confiança na vacinação para crianças”, ainda que admita que possa existir “alguma reação adversa” como “todos os medicamentos”.

(Notícia atualizada às 17h21 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacinados com Janssen podem ter dose de reforço a 5, 8, 12 e 19 de dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião