APB alerta para aumento de fraudes ‘online’ em épocas de descontos

  • Lusa
  • 25 Novembro 2021

A Associação Portuguesa de Bancos recomenda que nunca se clique em links enviados por e-mail ou SMS e se desconfie de chamadas telefónicas de desconhecidos que dizem ser do banco do utilizador.

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) alertou esta quinta-feira para o aumento das tentativas de fraude online em épocas de descontos, como a BlackFriday, apresentando um conjunto de recomendações a ter em conta nestas situações.

“Com a crescente utilização dos canais digitais, acentuada ainda pelos efeitos da pandemia, aumentaram também as tentativas de fraude online’, pelo que importa estar atento sempre e denunciar todo o tipo de situações que lhe pareçam suspeitas”, notou, em comunicado, a APB.

Assim, a associação recomendou que, no que se refere às compras online, os consumidores se certifiquem de que os sites e redes são seguros, efetuem o pagamento de acordo com as recomendações do banco e que nunca cliquem em links enviados por e-mail ou SMS.

Por outro lado, a APB pede desconfiança face a chamadas telefónicas de desconhecidos que dizem ser do banco do utilizador, sugerindo que nunca sejam fornecidos códigos ou dados de acesso através destas chamadas.

Adicionalmente, os utilizadores devem acompanhar, diariamente, o movimento da sua conta e, caso seja detetada alguma situação estranha, entrar em contacto, de imediato, com o banco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

APB alerta para aumento de fraudes ‘online’ em épocas de descontos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião