Hoje nas notícias: SNS, TAP e venda de carros

  • ECO
  • 2 Dezembro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Numa altura em que o número de casos aumenta significativamente, conhecem-se dados sobre as horas extraordinárias realizadas no Serviço Nacional de Saúde durante este ano, o que sinaliza as necessidades acrescidas dos hospitais e centros de saúde públicos. Esta quinta-feira é notícia também que a ANA quer desencorajar o uso de aviões pequenos e que a TAP só transportou um em cada dez passageiros no Porto. Por fim, o renting e o leasing já valem um terço das vendas de carros desde 2018.

SNS gastou 400 milhões com horas extra e prestações de serviço este ano

As horas extraordinárias feitas pelos profissionais de saúde este ano ascendem a 18,5 milhões até outubro, o que ultrapassa o valor total realizado no ano passado. Estas horas extras, em conjunto com as prestações de serviço (os chamados “tarefeiros”), já custaram mais de 400 milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo os dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). Até setembro, os enfermeiros tinham feito mais de cinco milhões de horas extras e os médicos mais de quatro milhões, números que traduzem as necessidades dos hospitais num ano que continuam pressionados pela Covid-19.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

ANA quer desincentivar uso de aviões pequenos em Lisboa

A ANA – Aeroportos de Portugal pretende introduzir, em 2022, alterações ao modelo da estrutura tarifária dos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, para desincentivar o uso de aviões mais pequenos, mas também adequar as taxas no Algarve aos períodos de menor procura. Esta proposta visa promover “comportamentos ambientais mais responsáveis, através de uma utilização mais eficiente das infraestruturas“, segundo fonte oficial da gestora aeroportuária. Particularmente no aeroporto da capital, a empresa tenciona que o valor mínimo da taxa de estacionamento “passe das atuais 14 toneladas para as 45 toneladas, desincentivando assim a utilização destas aeronaves mais pequenas“.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

TAP só transporta um em cada dez passageiros no Porto

Dos 385 voos operados, na terça-feira, no aeroporto de Lisboa, 146 eram da TAP. No Porto, de um total de 142, a companhia aérea nacional ofereceu 16. A transportadora justifica estas diferenças com “as fortes limitações” da pandemia e com os negócios de “hub and spoke”, que, neste caso, se trata do sistema de transporte de passageiros desde aeroportos mais pequenos, em trânsito para aeroportos maiores e centrais, como a TAP elege o de Lisboa. De junho para setembro, a TAP terá duplicado o número de passageiros no Porto, passando de uma quota de 5% no segundo trimestre para uma de 10% no terceiro trimestre, “um crescimento que se espera que continue”, segundo fonte da administração da transportadora nacional.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Agostinho Branquinho tinha conta na Suíça com quase 900 mil euros

O ex-deputado do PSD, Agostinho Branquinho, tinha uma conta na Suíça com quase 900 mil euros, à qual tinha acesso Marco António Costa, também ex-deputado social-democrata e ex-secretário de Estado. Essa conta seria alimentada por outra conta de uma offshore do Panamá. No total, Branquinho tinha 15 contas bancárias e lá foram parar cerca de 6,3 milhões de euros a partir de 2006. É com base nestes dados bancários que o Ministério Público questiona a necessidade do ex-deputado de pedir um “empréstimo de amigo” de 225 mil euros ao promotor da obra do Hospital de Valongo. Essa obra foi investigada por um alegado suborno, mas todos os arguidos foram absolvidos.

Leia a notícia completa no Correio de Manhã (acesso pago)

Renting e leasing valem um terço das vendas de carros desde 2018

Desde 2018 que as opções de renting e leasing representam mais de um terço das vendas de automóveis novos ligeiros de passageiros em Portugal. Dos últimos cinco anos, 2020 foi o ano em que houve mais veículos matriculados através desta opção. Só no ano passado, foram matriculados 145.417 automóveis novos ligeiros de passageiros, sendo que, destes, 36,3% foram registados através da compra por renting e leasing.

Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: SNS, TAP e venda de carros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião