Acionistas da Corticeira Amorim aprovam dividendo de 8,5 cêntimos

  • Lusa
  • 3 Dezembro 2021

A Corticeira Amorim aprovou esta sexta-feira em assembleia-geral o balanço intercalar da sociedade e a distribuição de um dividendo bruto de 0,085 euros por ação, num total de 11,305 milhões de euros.

Os acionistas da Corticeira Amorim aprovaram esta sexta-feira em assembleia-geral extraordinária o balanço intercalar da sociedade e a distribuição de um dividendo bruto de 0,085 euros por ação, num total de 11,305 milhões de euros.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a corticeira de Mozelos, Santa Maria da Feira, informa ter sido “aprovado, por maioria, o balanço intercalar individual da sociedade reportado a 30 de setembro de 2021”.

Também aprovada hoje, “por maioria”, foi a proposta de distribuição parcial de reservas distribuíveis no montante de 11,305 milhões de euros, equivalente ao valor bruto de 0,085 euros (oito cêntimos e meio) por ação, a distribuir pelos acionistas “na proporção das suas participações” a partir do dia 22 de dezembro.

A este valor corresponde um dividendo líquido de 0,0612 euros por ação no caso de pessoas singulares e de 0,06375 euros no caso de pessoas coletivas.

Para esta proposta, o Conselho de Administração da corticeira teve em consideração que, em 30 de setembro, o balanço individual da sociedade apresentava 108,4 milhões de euros de reservas distribuíveis e 26,6 milhões de euros em reservas legais.

“O sólido crescimento da atividade e os bons resultados registados ao longo dos últimos exercícios vêm permitindo à Corticeira Amorim gerar ‘cash-flows’ crescentes, sendo assim possível efetuar uma distribuição de ‘reservas’ aos senhores acionistas sem colocar em causa a manutenção de uma eficiente e equilibrada estrutura de capitais do Grupo Corticeira Amorim”, justifica a empresa na convocatória para a reunião magna de hoje.

Segundo se lê no comunicado enviado hoje à CMVM, “o pagamento dos dividendos processar-se-á através da Central de Valores Mobiliários, sendo agente pagador o Banco BPI, S.A.”.

“Os senhores acionistas que não tenham ainda procedido à conversão das suas ações tituladas em ações escriturais não poderão exercer o respetivo direito a dividendos até que efetuem a referida conversão, sendo tais dividendos pagos logo que efetuada a conversão”, informa.

Conforme acrescenta, “para efeitos de isenção, dispensa de retenção na fonte ou redução da taxa de retenção na fonte de IRS ou de IRC”, os acionistas “deverão fazer prova dos factos de que dependem as referidas exceções, até ao dia do início do pagamento dos dividendos, junto do intermediário em que se encontrem registadas as respetivas ações”.

O lucro da Corticeira Amorim somou 58 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, subindo 19,6% face ao mesmo período de 2020 e superando os 54,4 milhões de euros de 2019, período pré-pandemia, divulgou hoje a empresa.

No período, as vendas consolidadas aumentaram 11,5% em termos homólogos, para 637,1 milhões de euros, e superaram em 5,7% os níveis de atividade pré-pandemia, dos primeiros nove meses de 2019.

Até setembro, o EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) subiu 16,3% em termos homólogos, atingindo os 110,3 milhões de euros, “beneficiando essencialmente do crescimento dos níveis de atividade”, e o rácio EBITDA/vendas subiu para 17,3%, face aos 16,6% do mesmo período de 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acionistas da Corticeira Amorim aprovam dividendo de 8,5 cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião