Bolsa de Lisboa cai pela terceira semana consecutiva

O principal índice português fechou a semana prolongando a queda expressiva registada em novembro. Greenvolt destaca-se nesta sessão com subida de mais de 5%.

O principal índice bolsista português desvalorizou pela terceira semana consecutiva, acompanhando as perdas da generalidade das bolsas europeias. A praça portuguesa continuou sob a forte pressão da incerteza em torno de uma nova e preocupante variante do coronavírus, e num contexto de subida generalizada de preços um pouco por todo o mundo.

O PSI-20 entra assim no mês de dezembro com uma queda acumulada de 0,45%, que se soma à desvalorização de 5,22% registada em novembro, o pior mês para a bolsa portuguesa desde setembro de 2021. A sessão desta quinta-feira foi particularmente volátil, com o índice a registar ganhos e perdas, acabando por encerrar a sessão a cair 0,12%, cotando nos 5.417,41 pontos.

A sessão foi mais penalizadora para a Semapa, que viu os seus títulos caírem mais de 2%, para 11,42 euros. Mas foi o banco BCP o que mais contribuiu para as perdas na bolsa de Lisboa, recuando 1,58%, para 14,29 cêntimos cada título. Na mesma linha, a EDP Renováveis derrapou 1,57%, para 21,36 euros.

O PSI-20 acabou por ser contrabalançado por algumas subidas notórias. A Greenvolt recuperou 5,30%, para 6,26 euros, enquanto a Galp Energia valorizou 1,68%, para 8,596 euros. A Nos ganhou 0,60%, numa altura em que dá os primeiros passos na era do 5G.

Estes desempenhos acontecem num dia em que o pan-europeu Stoxx 600 cedeu 0,78%, registando-se perdas semelhantes por toda a Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de Lisboa cai pela terceira semana consecutiva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião